17.1 C
Castelo Branco
Segunda-feira, Outubro 19, 2020
No menu items!
Início Regional “Filosofia para Crianças” regressa a Penamacor com novidades

“Filosofia para Crianças” regressa a Penamacor com novidades

O projeto “Filosofia para Crianças” arrancou para a terceira edição no dia 13 de outubro, em Penamacor, sendo aplicado, no presente ano letivo nas turmas do 1º ciclo e 2º ciclo do ensino básico

O Gabinete de Ação Social e Educação (GASE) do Município de Penamacor, em colaboração com o Agrupamento de Escolas Ribeiro Sanches (AERS), volta a apostar no projeto “Filosofia para Crianças” e que conta, mais uma vez, com o apoio de uma formadora certificada pelo Centro de Formação de Educadores e Professores da Associação Portuguesa de Ética e Filosofia Prática.

Este ano, com a novidade de ser alargado aos alunos do 2º ciclo, continua a ser prioridade aplicar estratégias e metodologias alternativas e inovadoras que permitam aos alunos intervenientes colocar em prática a arte de pensar de uma forma crítica, criativa e afetiva, contribuindo assim para o desenvolvimento de competências cognitivas, afetivas e sociais.

O Projeto Filosofia para Crianças tem como grandes finalidades a promoção do espírito crítico e da liberdade de pensar, aliadas ao desenvolvimento do raciocínio e das capacidades argumentativas, a par da fundamental construção de uma “comunidade de investigação” que proporciona o debate e comunhão de ideias em crianças do 1º e 2º ciclo.

Dada a conjetura em que vivemos e a necessidade da Escola se adaptar a tempos tão conturbados, pretende-se, este ano, reforçar o trabalho intelectual e o equilíbrio socioemocional, ou seja, aliar o beneficio da abordagem de “filosofiar” com a abordagem de “meditar” treinando deste modo a atenção plena, as emoções e a inteligência emocional.

“Filosofia para Crianças” regressa a Penamacor

A par desta vertente, é de realçar que, para os alunos do 1º ciclo, o projeto continuará a ser aplicado na mesma lógica das outras edições, procurando responder à estimulação da criatividade, da reflexão e do debate de ideias. Já no 2º ciclo, o projeto elevou o grau de exigência procurando estimular nos alunos a sua autonomia na capacidade de problematizar e de argumentar, desenvolvendo assim a reflexão crítica, a partir da sua vivência pessoal.

As sessões decorrerão durante o ano letivo na Escola Básica e na Escola sede do AERS, no âmbito da componente letiva de Educação para a Cidadania, e de acordo com as normas estabelecidas para a realização de atividades educativas em contexto escolar, garantindo a implementação das mesmas em segurança para toda a comunidade educativa.

Está igualmente salvaguardada a necessidade de adaptação das sessões e continuidade das mesmas, tendo em conta a evolução da pandemia da COVID-19 em Portugal.

Esta iniciativa insere-se no Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar (PIICIE), elaborado pelo Município de Penamacor, tendo como principal objetivo o desenvolvimento de medidas educativas orientadas para a promoção da inclusão, do sucesso educativo e da redução e prevenção do abandono escolar precoce.

O financiamento do PIICIE é liderado pela Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa, atribuído pelo Centro2020, Portugal 2020 e União Europeia através do Fundo Social Europeu.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

Universidade de Coimbra e a Fundação “la Caixa” assinam protocolo de colaboração

A Universidade de Coimbra (UC)  e a Fundação “la Caixa” vão assinar amanhã (terça feira, 20), um protocolo de colaboração.

Secretário de Estado João Paulo Catarino adianta medidas de apoio no pós-incêndio

Na sequência do incêndio de enormes dimensões que afetou grande parte do concelho, entre os dias 13 e 16 de setembro, o...

Covid-19: Fronteiras entre EUA e Canadá permanecem fechadas até 21 de novembro

A fronteira entre os Estados Unidos e o Canadá permanecerá fechada para viagens não essenciais até pelo menos 21 de novembro, para...

Covid-19: OMS insiste na importância de quebrar cadeias de transmissão

Os responsáveis máximos da Organização Mundial da Saúde (OMS) insistiram hoje na importância de os governos quebrarem as cadeias de transmissão da...

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: