7.8 C
Castelo Branco
Sexta-feira, Novembro 27, 2020
No menu items!
Início Internacional LIVRE aguarda reposição da normalidade Democrática na Bolívia

LIVRE aguarda reposição da normalidade Democrática na Bolívia

As projeções das eleições gerais da Bolívia dão a vitória folgada ao Movimento para o Socialismo (MAS), de Luis Arce. O LIVRE congratula as forças democráticas e progressistas da Bolívia, que se mantiveram inabaláveis durante o último ano em que ocorreram várias tentativas de um golpe de Estado, à revelia das decisões democráticas do povo bolivariano. 

O último ano foi de grande instabilidade política e social na Bolívia, após uma tentativa de golpe de Estado, no rescaldo das eleições passadas, por parte de forças conservadoras.

Através de falsas alegações de fraude nas eleições de 2019, vários movimentos organizaram-se para retirar Evo Morales, e respetivo partido (Movimento para o Socialismo – MAS), do poder, à revelia das decisões democráticas do povo bolivariano.

Desde as últimas eleições, a Bolívia passou por um período de perseguição e intimidação de ativistas, políticos e outros cidadãos.

Esta perseguição representa um atentado aos Direitos Humanos, denunciado por várias organizações internacionais, como a Human Rights Watch.

As detenções indiscriminadas, realizadas através da brutalidade e violência, tinham como objetivo intimidar e dissuadir todos os que defenderam a Democracia na Bolívia.

Nos protestos que se seguiram às eleições, morreram 33 pessoas e 715 ficaram feridas.

As eleições realizadas ontem contaram com grande participação e mobilização da sociedade bolivariana.

Segundo as projeções de ontem, o MAS terá vencido as eleições, afastando assim as alegações de fraude eleitoral.

É expectável que agora o país possa regressar à normalidade democrática, com garantias de que a vontade popular seja respeitada, e que os mandatos de cargos públicos sejam limitados no tempo, permitindo a renovação democrática.   

O futuro presidente, Luis Arce, terá a difícil missão de unir a Bolívia num projeto de paz, desenvolvimento sustentável e multiculturalidade.

As tentativas de golpe no país foram derrotadas, e as acusações de alegada fraude são agora afastadas. 

O LIVRE saúda e congratula todas as forças democráticas e progressistas da Bolívia que se mantiveram firmes na defesa da Democracia. 

O LIVRE urge o Governo português e a União Europeia, através do seu Alto Representante para os Negócios Estrangeiros, a mostrarem o seu apoio e solidariedade para com o povo bolivariano que agora pode retomar a normalidade Democrática.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

Turismo Centro de Portugal apresenta Lugares Património Mundial na Bienal Ibérica de Património Cultural

AR&PA 2020 realiza-se até sábado de forma virtual O Turismo Centro de Portugal está presente, a partir de hoje e...

Covid-19: INEM tem 18 profissionais infetados e 39 de quarentena

O INEM tem 18 profissionais infetados com o novo coronavírus e 39 em isolamento profilático, o registo mais elevado desde o início...

Quinta do Regueiro, distinguido como produtor do ano, lança nova colheita do Regueiro Barricas 2019

A celebrar 21 anos, o pequeno produtor a produzir vinhos gigantes, apresenta novo vinho e várias sugestões de presentes para este...

Estão abertas as candidaturas à Bolsa Nacional para projetos de investigação em Microbiota

Prazo termina a 17 de dezembro Estão abertas, até ao dia 17 de dezembro próximo, as candidaturas à 2.ª...

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: