6.7 C
Castelo Branco
Terça-feira, Dezembro 1, 2020
No menu items!
Início Regional Idanha-a-Velha recebe o evento “Nas Terras do Rei Wamba… Há Sementes!”

Idanha-a-Velha recebe o evento “Nas Terras do Rei Wamba… Há Sementes!”

Dia 31 de outubro

A Aldeia Histórica de Idanha-a-Velha vai receber no dia 31 de outubro o evento “Nas Terras do Rei Wamba… Há Sementes!”, com atividades a transmitir via streaming em torno da história, da cultura e da gastronomia regional.

O evento insere-se no “Ciclo 12 em Rede | Aldeias em Festa” e é organizado pelo Município de Idanha-a-Nova em parceria com associação Aldeias Históricas de Portugal, sendo inspirado nas lendas e histórias de Idanha-a-Velha, a aldeia que foi cidade e é hoje uma das estações arqueológicas mais notáveis de Portugal.

Devido à pandemia, a participação será limitada e sujeita a inscrição prévia, mas as atividades e o imaginário que estas evocam poderão ser sentidos e vividos em todo o mundo, através de livestreaming.

No dia 31 de outubro, Idanha-a-Velha recorda Wamba, lavrador de condição que um milagre tornou rei dos Visigodos.

Hoje, como nesses tempos, as sementes são vitais.

Discretas, quase anónimas, muitas delas atravessaram os séculos até aos nossos dias, guardando a chave da nossa sobrevivência.

Será uma oportunidade para (re)descobrir os saberes e sabores regionais e para desvendar os vestígios que evidenciam a permanência de várias civilizações em Idanha-a-Velha.

Da romana Civitas Igaeditanorum (séc. I a.C.) aos derradeiros reflexos de grandeza do manuelino, sob a Ordem de Cristo, há um longo percurso que passa pela sede episcopal florescente sob suevos e visigodos, pela continuidade simbólica reconhecida por muçulmanos e, posteriormente, pelos cristãos, integrando a aventura da Ordem do Templo entre os séculos XIII e XIV.

Ancorada numa paisagem de montado e olival, Idanha-a-Velha revive hoje vidas passadas, feitas de lendas e de histórias onde o sustento dos homens andou sempre de mão dada com a terra. O “Ciclo 12 em Rede – Aldeias em Festa” 2020 é financiado pelo Centro 2020, Portugal 2020 e Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, através do Programa de Valorização Económica de Recursos Endógenos (PROVERE).

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

Nuno Borges afastado por favorito no regresso ao Maia Open; quarteto português em destaque na terça-feira

Maiato não conseguiu surpreender adversário mais cotado Sousa, Domingues, Oliveira e Elias prontos para as estreias

Covid-19: Empresários da restauração iniciam vigília por tempo indeterminado no Porto

Empresários da restauração do Porto iniciaram esta noite, defronte da Câmara do Porto, uma vigília por tempo indeterminado até o Governo discutir...

Vereadores do PSD visitaram o ...

Os vereadores do PSD visitaram no passado dia 28.11.2020, por solicitação dos mesmos, o Kartódromo de Castelo Branco, os quais contaram com...

Covid-19: Maior controlo nas fronteiras não foi eficaz para conter o vírus

O ministro da Administração Interna considerou hoje que o maior controlo nas fronteiras internas do espaço Schengen, durante os primeiros meses da...

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: