19.2 C
Castelo Branco
Sexta-feira, Abril 19, 2024
No menu items!
InícioRegionalPenamacor com dia dedicado ao Movimento Associativo

Penamacor com dia dedicado ao Movimento Associativo

Penamacor assinalou, pelo segundo ano consecutivo, o Dia Municipal do Associativismo, sendo que o evento foi transmitido no sábado, dia 17 de outubro, na página de Facebook do Município.

Em 2020, o dia dedicado ao Movimento Associativo do concelho, que se assinala, todos os anos, ao terceiro sábado de outubro, ficou marcado pela realização de um Fórum alusivo ao tema “Associativismo: Desafios Transfronteiriços”, que contou com a participação de oradores dos dois lados da fronteira entre Portugal e Espanha.

Os oradores José Miguel Bastos, Técnico da Loja Europa do Município do Fundão, Jonás Martin Vega, Presidente da Associação “Desses-3” (Medina del Campo – Valladolid – Espanha), Manuel Carabias Herrero, Presidente Associação Juvenil “We Live de La Ciudad de Valladolid”, e André Oliveirinha, técnico do Museu Municipal de Penamacor, e o moderador e Dirigente Associativo Tiago Soares Monteiro debateram problemáticas e trocaram experiências sobre o que de melhor se faz em ambos os países.

Além deste fórum, decorreu, ainda, um roteiro pelas freguesias para dar a conhecer ao painel de convidados o tecido associativo do concelho e permitir partilha de experiências destes com o movimento associativo e juntas de freguesia locais.

A representar o Município de Penamacor, entidade organizadora do evento, estiveram as vereadoras do Associativismo e da Juventude, Sandra Maria Pires Vicente e Anabela Castilho Campos.

Transmitido em direto na página do Facebook do município

Para Sandra Vicente, o associativismo é importante para a expressão coletiva e fundamental para o desenvolvimento local das terras mas, sobretudo, das pessoas.

A Vereadora do Associativismo lembrou que as associações “são escolas de vida, de cooperação, de solidariedade, de generosidade, de independência e de cidadania”.

“Em tempos de pandemia temos que nos reinventar. Temos que refletir sobre o estado e o futuro das nossas coletividades, que sempre desempenharam um papel fundamental nas comunidades. Passam por um grande desafio e, mais do que nunca, têm que se unir e ter um papel cada vez mais pro-ativo. Com este fórum, pretendemos dar algumas respostas e ferramentas para auxiliar a esta reestruturação de rotinas”, disse.

Já Anabela Castilho lembrou a troca de experiências e partilha de conhecimento que este fórum permitiu.

“Espero que permita crescimento pessoal e profissional e que seja um enriquecimento para todos”, referiu a Vereadora da Juventude.

Esta iniciativa insere-se na política do Município de Penamacor de reconhecer ao Movimento Associativo um papel fundamental no desenvolvimento local, na defesa e promoção das atividades de natureza social, cultural, educativa, desportiva, recreativa, entre outras.

Sem substituir ou chamar a si responsabilidades na vida coletiva de cada Associação, o Município de Penamacor pretende auxiliar no processo de apoios e subsídios às coletividades, colaborando na promoção de um associativismo empreendedor e dinâmico, com objetivos fortes.

Nesse sentido, foi criado o Dia Municipal do Associativismo, com um programa diverso, visando atribuir ferramentas às Associações do concelho, mas também para trocar experiências, conhecimentos, competências e recursos, entre os pares.

De referir que este evento teve em conta todas as medidas de segurança propostas pela Direção Geral de Saúde, relativamente ao COVID-19, garantindo-se a saúde e segurança de todos os participantes e staff.

O Município de Penamacor continuará empenhado em colaborar com as entidades competentes para, dentro das suas capacidades e competências, poder contribuir para a mitigação dos efeitos do surto de Coronavírus junto das populações.

O vídeo completo do evento está disponível na página de Facebook do Município de Penamacor.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto

Discover more from Beiranews

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading