11.7 C
Castelo Branco
Sábado, Novembro 28, 2020
No menu items!
Início Cultura UCCLA inaugura exposição “Urbanismos de Influência Portuguesa” esta quinta feira

UCCLA inaugura exposição “Urbanismos de Influência Portuguesa” esta quinta feira

Compreender as nossas cidades e os modelos que influenciaram o seu desenvolvimento são os ingredientes da exposição “Urbanismos de Influência Portuguesa”, que a UCCLA, em parceria com a Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa, irá inaugurar amanhã, dia 22 de outubro, às 18 horas, nas suas instalações.

Trata-se de uma mostra de alguns dos Planos de Urbanização que foram elaborados entre 1934 (data do 1.º Decreto‑Lei português a definir as regras destes planos) e 1974 (data a partir da qual ocorreu a independência das colónias), para as cidades de África e da Ásia que, nesse período, se encontravam sob administração colonial Portuguesa, planos esses que foram recolhidos e estudados no âmbito dum projeto de investigação da Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa.

De acordo com as palavras do Secretário-geral da UCCLA, Vitor Ramalho, “é muito útil e proveitoso revisitarmos a História e percebermos, no que a Portugal respeita, a influência que tiveram os planos gerais de urbanização e os conceitos que lhes estavam subjacentes, incluindo naturalmente os territórios de expansão marítima.”

Urbanismos de Influencia portuguesa, uccla. fAUL

O responsável destacou, ainda, o contributo dado pela Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa e o empréstimo de obras por entidades públicas e privadas, para a concretização da exposição.

A exposição “Urbanismos de influência portuguesa” é um “testemunho de uma parte do que somos, da nossa especificidade, do importante contributo da arquitetura e da engenharia portuguesa no mundo e dos marcos que ficaram a assinalar a nossa própria identidade” adiantou Vitor Ramalho.

A exposição estará patente ao público de 22 de outubro de 2020 a 22 de janeiro de 2021, de segunda a sexta-feira, das 10 às 18h30.

A entrada é livre.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

Filmes do Centro de Portugal distinguidos em Cannes

Os filmes “A Vida é Agora” e “Chegou o Tempo” estão entre os finalistas da competição na categoria “Filmes de Turismo”

Luís Faria triunfa no arranque do segundo Maia Open

Vimaranense venceu pela primeira vez no Challenger Tour Procura juntar-se a seis compatriotas no quadro principal

Covid-19: Recuperação em África será lenta e desigual considera a Moody’s

A agência de notação financeira Moody's considerou hoje que a recuperação económica em África será lenta e desigual, com a queda das...

Trabalhadores dos CTT cumprem na segunda-feira primeiro de três dias de greve

Os trabalhadores dos CTT vão estar em greve na segunda, quarta e quinta-feira, exigindo aumentos salariais e reforço de colaboradores para o...

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: