6.7 C
Castelo Branco
Terça-feira, Dezembro 1, 2020
No menu items!
Início Regional CNC-UC e Marionet coproduzem performance científico-teatral sobre apneia do sono

CNC-UC e Marionet coproduzem performance científico-teatral sobre apneia do sono

O Centro de Neurociências e Biologia Celular da Universidade de Coimbra (CNC-UC) e a companhia de teatro Marionet vão apresentar uma performance científico-teatral sobre a síndrome da apneia obstrutiva do sono (SAOS), intitulada “A Máquina dos Sonhos”, no dia 27 de outubro às 21h30, no Teatro Paulo Quintela da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (FLUC).

De acordo com a Associação Portuguesa do Sono (APS), 20% dos portugueses têm dificuldade em dormir, sendo que 60% foram diagnosticados com um distúrbio do sono.

“A Máquina dos Sonhos” – uma combinação de performance teatral com apresentação científica – explora o tema da SAOS e  visa aprofundar o conhecimento e dados de investigação recentes relativos a esta doença.

Nesta sinergia entre arte e ciência, é também objetivo evidenciar as diferenças e semelhanças de linguagem entre ambas as áreas.

Esta iniciativa do projeto SleepApneaID do CNC-UC vem no seguimento de outras atividades de sensibilização para esta doença.

O SleepApneaID, iniciado em 2017, tem como principal objetivo desenvolver um diagnóstico precoce e acompanhamento do tratamento de uma forma mais simples para a SAOS, assim como atividades de sensibilização para a mesma.

A performance começou a ser desenvolvida no âmbito do Laboratório do Desconhecimento, uma iniciativa de pesquisa e criação da Marionet em parceria com o CNC-UC, tendo por finalidade abordar desafios científicos com uma equipa multidisciplinar de cientistas e artistas.

As reflexões resultantes têm sido partilhadas publicamente em vários eventos, como a Noite Europeia dos Investigadores 2018 e o Dia Mundial do Sono de 2019.

A peça de teatro foi uma das dez iniciativas de promoção da cultura científica premiadas pelo Instituto de Investigação Interdisciplinar, no âmbito da comemoração dos 730 anos da Universidade de Coimbra.

O evento seguirá as normas de segurança e higiene, de acordo com a Direção-Geral de Saúde.

Os interessado em assistir ao espetáculo terão de preencher o seguinte formulário de inscrição: https://bit.ly/3jdyH1U.

*Foto de capa: jornal Público

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

Nuno Borges afastado por favorito no regresso ao Maia Open; quarteto português em destaque na terça-feira

Maiato não conseguiu surpreender adversário mais cotado Sousa, Domingues, Oliveira e Elias prontos para as estreias

Covid-19: Empresários da restauração iniciam vigília por tempo indeterminado no Porto

Empresários da restauração do Porto iniciaram esta noite, defronte da Câmara do Porto, uma vigília por tempo indeterminado até o Governo discutir...

Vereadores do PSD visitaram o ...

Os vereadores do PSD visitaram no passado dia 28.11.2020, por solicitação dos mesmos, o Kartódromo de Castelo Branco, os quais contaram com...

Covid-19: Maior controlo nas fronteiras não foi eficaz para conter o vírus

O ministro da Administração Interna considerou hoje que o maior controlo nas fronteiras internas do espaço Schengen, durante os primeiros meses da...

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: