8.3 C
Castelo Branco
Quarta-feira, Novembro 25, 2020
No menu items!
Início Regional Mutualista vence BPI “la Caixa” Seniores 2020 com projeto inovador na área...

Mutualista vence BPI “la Caixa” Seniores 2020 com projeto inovador na área dos serviços domiciliários

O “Vida + ao Domicílio”, novo projeto da Mutualista Covilhanense, acaba de levar a associação a vencer o Prémio BPI “La Caixa” Seniores, distinção que arrecada pela terceira vez num período de cinco anos.

A edição deste ano, cujo resultado foi já anunciado online pelos seus promotores, o BPI e a Fundação La Caixa, atribui trinta mil euros à instituição para serem utilizados na prestação de serviços domiciliários integrados na cidade da Covilhã, reforçando assim a sua atuação neste domínio, para mitigar os efeitos da pandemia e promover um envelhecimento mais autónomo e saudável.

O projeto prevê uma equipa multidisciplinar e o recurso a tecnologia.

A executar entre dezembro de 2020 a dezembro de 2021, o “Vida + ao Domicílio” inclui as iniciativas “Saúde ao Domicílio”, com serviços nas áreas da saúde em casa dos beneficiários, “Oficina de Atividades Itinerante – Envelhecer Mais ativo e participativo”, assente na área da animação sociocultural, “Serviços Psicológicos ao Domicílio, “Farmácia de Proximidade”, com acompanhamento farmacêutico, e “Tecnologia ao Domicilio”.

Numa primeira fase, os beneficiários diretos do projeto serão 150 seniores, dos quais grande parte utentes da Associação na resposta social de Serviço de Apoio Domiciliário, através do qual lhes são prestados já serviços como alimentação, higiene e tratamento da roupa.

“Este nosso novo desafio está vocacionado para ser um serviço de proximidade, chegar aos seniores que estão isolados nos domicílios e, através de uma equipa multidisciplinar, realizar avaliações para identificar as suas necessidades e estabelecer planos de intervenção”, destaca Nelson Silva, presidente da associação.

Ainda segundo este responsável, existe um objetivo claro que é “reforçar os serviços de apoio domiciliário existentes, com respostas eficazes nas áreas da fisioterapia, enfermagem, médica, animação, acompanhamento psicossocial e farmacêutico, promovendo a saúde, a qualidade de vida e o bem-estar dos idosos”.

Sede da Mutualista Covilhanense

Nelson Silva revela também que será associada aos cuidados domiciliários, uma componente tecnológica, já que está previsto o funcionamento de um equipamento que permitirá a monitorização remota das condições ambientais das casas, como temperatura, humidade, gás, e de saúde, com foco em aspetos como a temperatura corporal, a frequência cardíaca ou a pressão arterial. Esta vertente tecnológica será concretizada em parceria com o NetGNA – Next Generation Networks  & Application, grupo de investigação do Departamento de Informática da Universidade da Beira Interior (UBI).

“Queremos resolver problemas de isolamento social e fomentar uma maior capacitação física, mental e emocional dos utentes, por meio de respostas inovadoras”, finalizaNelson Silva.

A primeira vez que a Mutualista Covilhanense foi distinguida com este prémio foi na edição de 2016, com o projeto da Unidade Móvel de Saúde.

Em 2018, a Associação voltou a ter um projeto aprovado: “Idosos e Jovens num clique”, destinado a combater a infoexclusão e o isolamento, o que lhe possibilitou criar uma sala de informática e de multimédia nas suas instalações, adaptada a seniores.

O BPI Seniores é atribuído anualmente pelo Banco BPI e Fundação La Caixa a iniciativas de instituições privadas sem fins lucrativos que melhorem a qualidade de vida e o envelhecimento ativo de pessoas com idade superior a 65 anos.

Em 2020, 24 projetos foram distinguidos com o Prémio BPI “la Caixa” Seniores, incluindo a Mutualista Covilhanense.

No total, foram recebidas 214 candidaturas nesta que foi a sua oitava edição, que foram avaliadas tendo em conta os critérios de qualidade, sustentabilidade e relevância dos projetos.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

Morreu Diego Armando Maradona

Diego Armando Maradona, considerado um dos melhores futebolistas da história, morreu hoje na sua residência, na Argentina, aos 60 anos, anunciou o...

LE: Benfica confirma ‘positivo’ de Taarabt e Jesus chama jogadores da formação

O Benfica confirmou hoje a infeção pelo novo coronavírus do futebolista Adel Taarabt, que se junta aos indisponíveis Julian Weigl e Darwin...

Covid-19: Morreu Reinaldo Teles, histórico dirigente do FC Porto

Reinaldo Teles, histórico dirigente do FC Porto e administrador não-executivo da SAD do campeão português de futebol, morreu hoje, aos 70 anos,...

Concurso “Presépios de Natal” regressa a Castelo Branco com a 14ª edição

Está de volta o concurso “Presépios de Natal”, promovido pela Câmara deCastelo Branco, através da Biblioteca Municipal, este ano em formato onlineface...

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: