7.8 C
Castelo Branco
Sexta-feira, Novembro 27, 2020
No menu items!
Início Nacional Sondagem APCOI: 65% das crianças com obesidade em Portugal sofrem bullying escolar

Sondagem APCOI: 65% das crianças com obesidade em Portugal sofrem bullying escolar

1 em cada 5 crianças com obesidade foi vítima pela primeira vez de um ataque de cyberbullying nas redes sociais relacionado com o seu peso durante os meses de confinamento e ensino à distância.

Segundo uma sondagem da Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil, divulgada na semana passada, a maioria dos 512 encarregados de educação inquiridos revelou já ter tido que lidar com pelo menos um episódio de bullying escolar ou preconceito relacionado com o peso da criança, nos últimos dois anos letivos.

Insultos, alcunhas e comentários inapropriados foram os principais atos discriminatórios cometidos contra crianças com excesso de peso na faixa etária entre os 6 e os 14 anos.

Os episódios de bullying reportados foram na maioria realizados por colegas da mesma turma (47%), seguindo-se situações com alunos de outras turmas da escola (40%) e ainda ocorrências com professores ou pessoal não docente (13%).

A pandemia da COVID-19 parece ter agravado a situação: 1 em cada 5 crianças com obesidade foi vítima pela primeira vez de um ataque de cyberbullying nas redes sociais relacionado com o seu peso durante os meses de confinamento e ensino à distância.

Para alertar sobre os efeitos do bullying, da discriminação e do estigma associados à obesidade a APCOI junta-se à ECPO (Coligação Europeia de Associações de Pessoas com Obesidade) na campanha People First#LivingWithObesity que inclui o lançamento de um spot de vídeo, infográficos educativos e ainda um webinar ao vivo em simultâneo em todos os países que decorreu no passado, dia 21 de Outubro, às 14h.

Em Portugal todos os materiais e informações desta campanha foram divulgados no site www.apcoi.pt neste dia.

«A APCOI aceitou o convite para participar nesta campanha europeia com o objetivo de pôr fim ao sofrimento não só das crianças, mas de todas as pessoas que em qualquer idade podem desenvolver esta doença crónica e não podem continuar a ser vítimas de estigma e de preconceito. A mensagem da campanha é simples: não há pessoas obesas, há pessoas que têm uma doença: obesidade» acrescentou Mário Silva, presidente da APCOI.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

Turismo Centro de Portugal apresenta Lugares Património Mundial na Bienal Ibérica de Património Cultural

AR&PA 2020 realiza-se até sábado de forma virtual O Turismo Centro de Portugal está presente, a partir de hoje e...

Covid-19: INEM tem 18 profissionais infetados e 39 de quarentena

O INEM tem 18 profissionais infetados com o novo coronavírus e 39 em isolamento profilático, o registo mais elevado desde o início...

Quinta do Regueiro, distinguido como produtor do ano, lança nova colheita do Regueiro Barricas 2019

A celebrar 21 anos, o pequeno produtor a produzir vinhos gigantes, apresenta novo vinho e várias sugestões de presentes para este...

Estão abertas as candidaturas à Bolsa Nacional para projetos de investigação em Microbiota

Prazo termina a 17 de dezembro Estão abertas, até ao dia 17 de dezembro próximo, as candidaturas à 2.ª...

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: