8.3 C
Castelo Branco
Quarta-feira, Novembro 25, 2020
No menu items!
Início Internacional Covid-19: Partido de Merkel adia congresso que deveria eleger novo líder

Covid-19: Partido de Merkel adia congresso que deveria eleger novo líder

O partido conservador de Angela Merkel anunciou hoje o adiamento do congresso previsto para dezembro, no qual deveria ser eleito um novo presidente e potencial candidato a chanceler em 2021, invocando o agravamento da pandemia de covid-19.

A realização do congresso da União Democrata-Cristã (CDU) “não seria permitida” num contexto de forte aumento de infeções pelo novo coronavírus, declarou o secretário-geral do partido, Paul Ziemiak, numa conferência de imprensa em Berlim.

O partido continua a privilegiar uma reunião física dos seus 1.001 delegados e vai voltar a avaliar a situação em meados de dezembro, acrescentou.

Se a evolução da pandemia não melhorar, vão ser avaliadas soluções alternativas, como um congresso por videoconferência e o voto por correspondência, e uma decisão será tomada em meados de janeiro.

Três candidatos disputam a sucessão de Annegret Kramp-Karrenbauer, outrora considerada a favorita de Angela Merkel, mas que anunciou em fevereiro a intenção de se demitir da liderança citando falta de apoio do partido.

Foi então marcado um congresso para 25 de abril, adiado para 04 de dezembro devido à pandemia de covid-19.

Os delegados do partido conservador deverão escolher entre Armin Laschet, governador da região mais populosa da Alemanha, a Renânia do Norte-Vestefália, o liberal Friedrich Merz, um rival histórico de Merkel, e Norbert Röttegen, perito em política externa.

O vencedor deverá ser o candidato a chanceler nas eleições legislativas previstas para setembro ou outubro de 2021, quando Angela Merkel cessa funções depois de 16 anos como chefe de governo.

A decisão de voltar a adiar o congresso foi tomada depois de uma reunião da direção do partido e de serem ouvidos os três candidatos à liderança.

Merz, representante da ala direita da CDU e que não exerce atualmente qualquer cargo no partido, defendeu que a liderança devia ser decidida já, fosse num congresso presencial ou noutro formato.

Laschet, cujo estado é o mais afetado pela pandemia, defendeu o adiamento e Röttgen, apontado como sem hipóteses de vencer, defendeu a realização do congresso na data prevista.

Segundo a imprensa alemã, Merz está nesta altura mais bem posicionado para vencer do que Laschet, teoricamente o mais fiel à linha de Merkel, mas que tem sido criticado pela gestão da pandemia na Renânia, considerada errática e afastada da postura de prudência defendida pela chanceler.

A escolha do candidato a chanceler é concertada há décadas com o partido irmão da CDU, a bávara União Social-Cristã (CSU), cujo líder, Markus Söder, é apontado como potencial candidato à chancelaria.

*LUSA

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

Morreu Diego Armando Maradona

Diego Armando Maradona, considerado um dos melhores futebolistas da história, morreu hoje na sua residência, na Argentina, aos 60 anos, anunciou o...

LE: Benfica confirma ‘positivo’ de Taarabt e Jesus chama jogadores da formação

O Benfica confirmou hoje a infeção pelo novo coronavírus do futebolista Adel Taarabt, que se junta aos indisponíveis Julian Weigl e Darwin...

Covid-19: Morreu Reinaldo Teles, histórico dirigente do FC Porto

Reinaldo Teles, histórico dirigente do FC Porto e administrador não-executivo da SAD do campeão português de futebol, morreu hoje, aos 70 anos,...

Concurso “Presépios de Natal” regressa a Castelo Branco com a 14ª edição

Está de volta o concurso “Presépios de Natal”, promovido pela Câmara deCastelo Branco, através da Biblioteca Municipal, este ano em formato onlineface...

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: