15.6 C
Castelo Branco
Segunda-feira, Novembro 30, 2020
No menu items!
Início Regional BE visitou ETAR dos Enxames e reuniu com Junta de Freguesia

BE visitou ETAR dos Enxames e reuniu com Junta de Freguesia

A Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) dos Enxames foi construída há dez anos e custou 981.372 euros, sendo que 834.166 euros foram através de fundos comunitários do FEDER, mas mesmo com as condutas de saneamento feitas até às habitações da freguesia, em 70% do território, não estão ligadas às mesmas o que representa um investimento feito para nada.

O Núcleo Concelhio do Fundão do Bloco de Esquerda realizou uma visita à ETAR e comprovou que a infraestrutura está praticamente abandonada sem ter sido ainda sequer utilizada. 

Face a isto, o Núcleo solicitou uma reunião com o Executivo da Junta de Freguesia dos Enxames, o qual foi aceite, tendo a reunião acontecido no passado domingo, dia 25 de outubro. 

O estado de abandono é perfeitamente visível

O Núcleo teve conhecimento, que depois da visita do Bloco à ETAR e antes da realização da reunião com o Executivo, andou pessoal da Câmara Municipal do Fundão e membros da Junta de Freguesia dos Enxames na ETAR, o que nos parece um bom sinal para a resolução do problema. 

Na reunião, para além da preocupação com a ETAR, foi também levada a preocupação com a distribuição de água, que sofre recorrentemente com sérios problemas de rebentamentos, pois são as condutas mais estreitas do que o normal.

A Aquália, empresa responsável pelo serviço, mostra uma despreocupação que não serve, claramente, a população dos Enxames.

Completar a obra da ETAR é objetivo da autarquia

Seria importante requalificar estas condutas e a empresa comprometer-se pelo alcatroamento das vias depois das condutas feitas. 

Os membros do Bloco de Esquerda foram informados pela Junta de Freguesia que a autarquia se comprometeu a completar a obra da ETAR até ao final do ano, ou seja, finalmente pôr a funcionar uma infraestrutura, que nunca funcionou, construída há dez anos com fundos comunitários.

De acordo com a Junta, o que falta é fazer a ligação às habitações. 

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

CASTELO BRANCO: “Já Leram a Poesia de Natal de Frei Agostinho da Cruz?” tema de palestra com António Salvado

A Real Associação da Beira Interior, organizou uma palestra no dia 28 de Novembro, subordinada ao tema “Já Leram a Poesia de...

Covid-19: Moderna pede uso de emergência de vacina a reguladores nos EUA e Europa

A farmacêutica norte-americana Moderna anunciou hoje o pedido de utilização de emergência da sua vacina para a covid-19 aos reguladores do medicamento...

Covid-19: Comissão Europeia aprova ajuda estatal de Portugal de 750 ME para PME

A Comissão Europeia aprovou hoje uma ajuda estatal de Portugal, de 750 milhões de euros, para micro e pequenas empresas afetadas pela...

As 10 melhores ideias para jantares e festas de Natal

A Fixando, com o objetivo de dinamizar as empresas e a prestação de serviços dos profissionais ligados à área dos eventos em Portugal,...

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: