10.9 C
Castelo Branco
Sexta-feira, Abril 19, 2024
No menu items!
InícioRegionalConcelho da Barquinha comemora 184.º aniversário

Concelho da Barquinha comemora 184.º aniversário

6 de novembro de 2020

O concelho de Vila Nova da Barquinha prepara-se para celebrar o seu 184.º aniversário.

No dia 6 de novembro de 1836, a rainha D. Maria II assinou um decreto que criava o concelho de Vila Nova da Barquinha, composto pelos extintos concelhos de Atalaia, Paio de Pele e Tancos.

Para assinalar a data, a Câmara Municipal vai promover um programa comemorativo, para ver e ouvir online, com transmissão dos eventos em direto na página oficial do Município no Facebook, em https://www.facebook.com/cm.vnbarquinha/.

Programa:

16:30 | Auditório do Centro Cultural

Apresentação do livro «Crónicas Históricas II», de António Luís Roldão

Poeta, músico, jornalista, associativista, autarca e investigador. António Luís Roldão nasceu a 19 de novembro de 1934, na Rua da Barca, em Vila Nova da Barquinha.

Nesta publicação, o Volume II das “Crónicas Históricas”, cuja primeira obra foi editada pela Câmara Municipal em junho de 2012, fica para memória futura o resultado da imensa dedicação à investigação da história local de Vila Nova da Barquinha, um trabalho ímpar, publicado ao longo dos últimos anos no jornal “Novo Almourol”.

17:00 | Galeria do Parque

Inauguração da exposição «As possibilidades de uma paisagem», de Catarina Leitão

A artista oferece-nos nesta exposição várias possibilidades de paisagem.

As suas obras tornam artificial o que é natural: os seus desenhos são falsas imagens científicas de montanhas inexistentes e nas suas esculturas usa materiais e técnicas industriais para compor coleções de falsos elementos naturais (por exemplo, ramos) que podemos combinar de forma livre.

A mostra é comissariada por João Pinharanda, no âmbito da parceria da Câmara Municipal de Vila Nova da Barquinha com a Fundação EDP, para a programação artística do Parque de Escultura Contemporânea Almourol (www.barquinhaearte.pt).

Uma exposição patente ao público, com entrada gratuita, até 30 de janeiro de 2021.

21:00 | Auditório do Centro Cultural (sem acesso ao público)

Concerto «Centenário de Amália Rodrigues»

Pelo grupo “Vox Angelis” – Voz: Pedro Miguel Nunes; Guitarra Portuguesa e Clássica: Artur Caldeira; Guitarra Clássica e Baixo: Daniel Paredes.

Um espetáculo multimédia com os principais fados que imortalizaram a voz de Amália, bem como uma narração histórica, que conta a história de vida da fadista, com projeção simultânea de cerca de 200 fotografias inéditas.

Um concerto de natureza histórico-musical que inclui os mais famosos temas como “Com que voz”, “Que Estranha Forma de Vida”, “Gaivota”, “Cuidei que tinha morrido”, “Lágrima”, “Grito”, “Fado Amália”, alternando a parte cantada e de temas instrumentais de Armandinho e de Raul Nery com a própria narração e projeção.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto

Discover more from Beiranews

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading