10.6 C
Castelo Branco
Quarta-feira, Novembro 25, 2020
No menu items!
Início Regional Concelho da Barquinha comemora 184.º aniversário

Concelho da Barquinha comemora 184.º aniversário

6 de novembro de 2020

O concelho de Vila Nova da Barquinha prepara-se para celebrar o seu 184.º aniversário.

No dia 6 de novembro de 1836, a rainha D. Maria II assinou um decreto que criava o concelho de Vila Nova da Barquinha, composto pelos extintos concelhos de Atalaia, Paio de Pele e Tancos.

Para assinalar a data, a Câmara Municipal vai promover um programa comemorativo, para ver e ouvir online, com transmissão dos eventos em direto na página oficial do Município no Facebook, em https://www.facebook.com/cm.vnbarquinha/.

Programa:

16:30 | Auditório do Centro Cultural

Apresentação do livro «Crónicas Históricas II», de António Luís Roldão

Poeta, músico, jornalista, associativista, autarca e investigador. António Luís Roldão nasceu a 19 de novembro de 1934, na Rua da Barca, em Vila Nova da Barquinha.

Nesta publicação, o Volume II das “Crónicas Históricas”, cuja primeira obra foi editada pela Câmara Municipal em junho de 2012, fica para memória futura o resultado da imensa dedicação à investigação da história local de Vila Nova da Barquinha, um trabalho ímpar, publicado ao longo dos últimos anos no jornal “Novo Almourol”.

17:00 | Galeria do Parque

Inauguração da exposição «As possibilidades de uma paisagem», de Catarina Leitão

A artista oferece-nos nesta exposição várias possibilidades de paisagem.

As suas obras tornam artificial o que é natural: os seus desenhos são falsas imagens científicas de montanhas inexistentes e nas suas esculturas usa materiais e técnicas industriais para compor coleções de falsos elementos naturais (por exemplo, ramos) que podemos combinar de forma livre.

A mostra é comissariada por João Pinharanda, no âmbito da parceria da Câmara Municipal de Vila Nova da Barquinha com a Fundação EDP, para a programação artística do Parque de Escultura Contemporânea Almourol (www.barquinhaearte.pt).

Uma exposição patente ao público, com entrada gratuita, até 30 de janeiro de 2021.

21:00 | Auditório do Centro Cultural (sem acesso ao público)

Concerto «Centenário de Amália Rodrigues»

Pelo grupo “Vox Angelis” – Voz: Pedro Miguel Nunes; Guitarra Portuguesa e Clássica: Artur Caldeira; Guitarra Clássica e Baixo: Daniel Paredes.

Um espetáculo multimédia com os principais fados que imortalizaram a voz de Amália, bem como uma narração histórica, que conta a história de vida da fadista, com projeção simultânea de cerca de 200 fotografias inéditas.

Um concerto de natureza histórico-musical que inclui os mais famosos temas como “Com que voz”, “Que Estranha Forma de Vida”, “Gaivota”, “Cuidei que tinha morrido”, “Lágrima”, “Grito”, “Fado Amália”, alternando a parte cantada e de temas instrumentais de Armandinho e de Raul Nery com a própria narração e projeção.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

LIVRE junta-se a Campanha de Mulheres por Rojava

Há mais de um ano que o exército turco invade e ocupa o território sírio do Rojava, resultando em roubos, mortes e raptos.  A...

Município da Sertã assinala o Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres

O Município da Sertã, para além de promover a campanha "Direitos sem Violência", que prevê a realização de diversas iniciativas ao longo...

Football Leaks: Julgamento suspenso devido a caso de covid-19 em familiar de juiz

O julgamento do processo Football Leaks foi hoje suspenso por 14 dias, devido à confirmação de um teste com resultado positivo ao...

Docente da Universidade de Coimbra nomeado para grupo de peritos da União Europeia no domínio da energia nuclear

Luís Neves, professor catedrático da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), foi o nome escolhido pela Agência Portuguesa...

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: