6.7 C
Castelo Branco
Terça-feira, Dezembro 1, 2020
No menu items!
Início Regional Candidatura Oleirense a projeto piloto Condomínio de Aldeia foi uma das 11...

Candidatura Oleirense a projeto piloto Condomínio de Aldeia foi uma das 11 aprovadas a nível nacional

Medida apoia a reconversão de áreas florestais em áreas agrícolas

A assinatura do projeto “Condomínio de Aldeia – Programa de apoio às aldeias localizadas em territórios de floresta” decorreu no passado dia 23 de outubro, em Castelo Branco.

O Município de Oleiros foi um dos 11 municípios a nível nacional que viram a sua candidatura a esta medida aprovada.

O projeto piloto, no âmbito do Programa de Recuperação e Resiliência para a política da paisagem da floresta em Portugal, tem como objetivo converter áreas florestais em áreas agrícolas, prevendo uma dotação máxima de 50 mil euros por município.

Em Oleiros, o primeiro aglomerado populacional contemplado servirá de exemplo a outras povoações que queiram aderir a reconversão da faixa de gestão de combustível, cumprindo o estipulado no Aviso n.º 10223/2020 (publicado em Diário da República).

Na cerimónia esteve presente o presidente da Câmara Municipal de Oleiros, Fernando Marques Jorge, assim como o Ministro do Ambiente e da Ação Climática, João Pedro Matos Fernandes, o Secretário de Estado da Conservação da Natureza, das Florestas e do Ordenamento do Território, João Paulo Catarino e restantes representantes dos Municípios.

O Ministro aproveitou a ocasião para revelar que nos próximos cinco anos haverá apoios para a constituição de 800 condomínios de aldeia, sendo este “um projeto importante para podermos ter aldeias mais seguras e valorizar o nosso capital natural, criando riqueza para os habitantes das próprias aldeias”. 

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

Nuno Borges afastado por favorito no regresso ao Maia Open; quarteto português em destaque na terça-feira

Maiato não conseguiu surpreender adversário mais cotado Sousa, Domingues, Oliveira e Elias prontos para as estreias

Covid-19: Empresários da restauração iniciam vigília por tempo indeterminado no Porto

Empresários da restauração do Porto iniciaram esta noite, defronte da Câmara do Porto, uma vigília por tempo indeterminado até o Governo discutir...

Vereadores do PSD visitaram o ...

Os vereadores do PSD visitaram no passado dia 28.11.2020, por solicitação dos mesmos, o Kartódromo de Castelo Branco, os quais contaram com...

Covid-19: Maior controlo nas fronteiras não foi eficaz para conter o vírus

O ministro da Administração Interna considerou hoje que o maior controlo nas fronteiras internas do espaço Schengen, durante os primeiros meses da...

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: