6.7 C
Castelo Branco
Terça-feira, Dezembro 1, 2020
No menu items!
Início Regional Instituto Politécnico de Castelo Branco comemora hoje 40.º aniversário

Instituto Politécnico de Castelo Branco comemora hoje 40.º aniversário

O Politécnico de Castelo Branco comemora hoje, dia 28 de outubro, o seu 40.º aniversário.

A propósito, transcreve-se a mensagem do presidente do IPCB, António Fernandes, uma vez que a realização da sessão solene comemorativa do 40.º aniversário da instituição foi cancelada, no seguimento da Resolução do Conselho de Ministros n.º 88-A/2020, que declara a situação de calamidade no âmbito da pandemia da doença COVID-19.

Informamos que ao longo do dia será disponibilizado na página do IPCB na Internet e nas contas da instituição nas redes sociais conteúdo digital e multimédia alusivo ao 40.º aniversário da instituição, nomeadamente o livro “IPCB 40 Anos: Partilhar o conhecimento, globalizando a formação”, o n.º 17 da Revista do IPCB, “IPCB Campus” e o tema musical “IPCB 40 Anos”, um original criado por Custódio Castelo, músico, compositor e docente do IPCB, para assinalar o 40.º aniversário do Instituto Politécnico de Castelo Branco.

António Fernandes

Mensagem do Presidente do Instituto Politécnico de Castelo Branco, António Fernandes

“Celebramos hoje o 40º aniversário do IPCB. Reconhecer a importância histórica da sua criação e sublinhar a trajetória positiva do seu desenvolvimento bem como os contributos especialmente significativos decorrentes da sua existência e afirmação, é um dever de todos nós. O IPCB é uma referência incontornável, rigorosa e interventiva, no desenvolvimento da região e do país, sublinhada por muitas personalidades externas ao IPCB que nos felicitaram nesta data particularmente relevante.

A melhoria do nível de qualificação da população, a intensificação da investigação científica e do nível tecnológico da economia regional, com reflexos na inovação empresarial e no reforço da empregabilidade em sectores especializados, a capacidade de promoção da equidade social, conseguida com a oportunidade de acesso à qualificação dada a tantos jovens, a recente consolidação do percurso de internacionalização, onde se atingiu, nos dois últimos anos letivos, a capacidade máxima de acomodação de estudantes internacionais, a consolidação interna na organização dos processos e no cumprimento dos procedimentos regulamentares, são, entre outros, exemplos marcantes que conferem ao IPCB capacidade para assumir um papel vital e determinante enquanto agente construtor do desenvolvimento social e económico sustentável, que se somam à sua atividade formativa, científica, tecnológica, investigativa e cultural.

Apandemiaque atravessamos impossibilitou a realização de algumas das iniciativas programadas ao longo do ano pela Comissão Organizadora para a Comemoração do 40º Aniversário do IPCB.Pretendíamos que a comemoração do 40º aniversário do IPCB durante o ano 2020 fosse um acontecimento importante para toda a Comunidade Académica bem como para todos os parceiros institucionais com relevantes contributos no progresso e desenvolvimento do IPCB. Deixo uma palavra de reconhecido agradecimento à disponibilidade e trabalho dessa Comissão, constituída por Armando Ramalho, Ana Teresa Ferreira, Fernanda Delgado de Sousa e Maria Eduarda Rodrigues. Com o Professor Armando Ramalho, que presidiu a comissão, e com quem, com maior proximidade, troquei ideias sobre as iniciativas a desenvolver, sublinho a agradabilidade desses momentos de trabalho bem como a meticulosidade na ação e planeamento das atividades.

Uma das iniciativas canceladas foi a sessão solene de entrega de prémios, agendada para o dia 21 de outubro, onde seriam entregues os prémios de Mérito Escolar, que premeiam os diplomados que se evidenciaram pelos resultados alcançados, os prémios do Concurso Poliempreende Regional e ainda os prémios do Concurso “Um por todos, todos pelo ambiente! Como podes ajudar a proteger o ambiente?” realizado no âmbito da comemoração do 40º aniversário do IPCB. A todos os premiados, deixo as minhas felicitações.

Relativamente ao dia de hoje estava prevista a cerimónia comemorativa do 40º aniversário com as intervenções habituais, a projeção de um vídeo sobreos 40 anos do IPCB, a apresentação do Livro “IPCB 40 Anos: Partilhar o conhecimento, globalizando a formação” e com uma oração de sapiência proferida pelo Professor Doutor José Tribolet, intitulada “Transformação Digital nas Instituições de Ensino Superior em Portugal”. Na sessão comemorativa seriamos ainda brindados com um tema inédito, IPCB – 40 anos, numa atuação de Custódio Castelo, José Raimundo, Miguel Carvalhinho e Pedro Ladeira. Deixo um agradecimento profundo ao Mestre Custódio Castelo pela composição criada, e pela disponibilidade e sensibilidade demonstradas. E agradeço a todos a interpretaçãoe a disponibilidade para agravação que realizaram, tornando possível apartilha atoda a comunidade. Também o vídeo dos 40 anos do IPCB e o livro“IPCB 40 Anos: Partilhar o conhecimento, globalizando a formação” serão disponibilizados durante o dia de hoje.

Durante esta crise pandémica o IPCB tem demonstrado capacidade na adaptação e transformação digital e, com sucesso, assegurámos o funcionamento da nossa atividade nas diferentes valências durante o segundo semestre do ano letivo 2019/20. Fomos capazes, igualmente, de demonstrar capacidade no regresso, desejado, ao modelo de ensino presencial, adotando medidas amplamente divulgadas, compreendidas e cumpridas por toda a comunidade neste ano letivo 2020/21. Não estamos alheios às sérias dificuldades e aos momentos difíceis que nos esperam, e certamente que, coletivamente, seremos capazes de reforçar a afirmação do IPCB no contexto da Pandemia COVID-19. Neste âmbito, importa ainda sublinhar a disponibilidade de docentes e técnicos do IPCB que estiveram na linha da frente na realização de testes à Covid-19, numa parceria protocolada com o Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social e a Unidade Local de Saúde de Castelo Branco. Cabe, neste dia especial, uma palavra de agradecimento a todos eles: Carlos Reis, Cláudia Marcos, Cristina Pintado, Joana Liberal, Liliana Silva, Manuela Goulão, Tatiana Diamantino.

A afirmação do IPCB no determinante papel que tem ao nível do alargamento da base social para a produção e difusão do conhecimento é outro aspeto que merece referência. Nos últimos dois anos, é indiscutível a crescente notoriedade da Instituição, no contexto regional, nacional e internacional, tanto ao nível da investigação como do aumento constante de estudantes, nacionais e internacionais, e nos diferentes níveis de formação. A par do crescimento do número total de estudantes, aumento que atinge cerca de 500 estudantes em dois anos, a diversificação de formações em cooperação com outras organizações é um exemplo concreto da capacidade do IPCB para evoluir e estar na linha da frente, com particular destaque em atividades de formação, investigação e desenvolvimento baseadas na experiência e focadas na inovação em diferentes setores de atividade.

No presente ano letivo, já ingressaram nas licenciaturas do IPCB mais de 1200 novos estudantes. O aumento de 2020 face a 2019 foi praticamente o dobro do aumento de 2019 face a 2018. A somar aos estudantes já matriculados e que ingressaram na nossa Instituição via Concurso Nacional de Acesso, 630, há que contabilizar 63estudantes colocados no âmbito do concurso local da ESART e cerca de 545 estudantes colocados através de outros regimes, onde se incluem 291 novos estudantes internacionais que já formalizaram a matrícula. Relativamente às outras ofertas formativas, matricularam-se no presente ano 170 novos estudantes nos Cursos Técnicos Superiores Profissionais (CTeSP), distribuídos por 11 CTeSP. Nas Pós-graduações e Mestrados já temos 294 novos estudantes matriculados. Teremos ainda em funcionamento pós-graduações na modalidade de ensino a distância,com cerca de 150 estudantes. Acrescem 16 estudantes do Instituto Politécnico de Macau que chegaram ao IPCB para frequentar connosco todo o ano letivo 2020/21, ao abrigo de um protocolo de cooperação entre as duas instituições.Considerando todas as ofertas formativas, estimamos para este ano letivo muito perto de 2000 novos estudantes.

Definimos uma estratégia conducente à supressão de necessidades de corpo docente e à promoção de maior estabilidade de carreira dos docentes. Foi concluído um concurso documental para professor adjunto na área da Música – Produção e Tecnologias da Música, e encontram-se a decorrer três concursos nas áreas do Serviço Social, Fisiologia Clínica e Ciências Biomédicas Laboratoriais que acrescem a três concursos documentais também a decorrer no âmbito do PREVPAP nas áreas do Desporto e Bem-Estar, Ciência da Educação e Música. Tencionamos ainda concretizar a abertura de concursos documentais para professores adjuntos nas áreas da música e do design até ao final do ano.

Relativamente à promoção na carreira, e enquadrado no preconizado no Decreto-Lei 84/2019, de 28 de junho, estão concluídos 4 procedimentos concursais para promoção à categoria de Professor Coordenador e 1 procedimento concursal para promoção à categoria de Professor Coordenador Principal. Encontra-se ainda a decorrer um procedimento concursal com duas vagas para promoção de Professor Coordenador.

No contexto do quadro do pessoal não docente, concluiu-se a regularização no âmbito do PREVPAP de dois concursos: um assistente técnico na área do audiovisual e um assistente operacional na área da vigilância/portaria. No contexto da valorização do pessoal não docente, o ano 2021 será marcado pelo lançamento do Prémio de Mérito Profissional do IPCB/Banco Santander que visa distinguir, em cada ano, um colaborador não docente cuja atividade seja considerada meritória de tal distinção.

Mantemos o apoio incondicional aos estudantes consubstanciado na proximidade com suas estruturas representativas e no patrocínio financeiro das atividades de natureza social, cultural e desportiva por eles realizadas.

A par destes resultados positivos, mais estudantes no IPCB e promoção e valorização da carreira dos docentes e pessoal não docente, o equilíbrio financeiro do IPCB, conseguido no ano em que celebra o seu 40º aniversário, é motivo de orgulho para uma instituição que pediu, ano após ano, um reforço orçamental correspondente ao seu défice anual, e que ascendeu a valores superiores a um milhão e meio de euros por ano. Em 2020 essa angústia não existe.

O Conselho Geral do IPCB aprovou, recentemente, por uma maioria superior a 2/3 dos seus conselheiros, a proposta de reestruturação organizacional que visa a constituição de nove departamentos transversais a toda a instituição e a associação dos mesmos em quatro novas Escolas. Seguiu-se a constituição de uma Comissão Estatutária para a elaboração dos novos estatutos do IPCB, alinhados com a proposta aprovada. É um processo de transformação organizacional que alicerça a Instituição para o futuro. É um processo exigente, que obriga à mobilização coletiva, numa responsabilidade onde ninguém fica de fora e onde todos devem ser capazes de unir recursos, vontades e ambições.Agradeço todo o empenho dos membros do Conselho Geral do IPCB no debate abrangente e profícuo, muito útil ao aprofundamento e consolidação da proposta de reestruturação organizacional. Deixo uma palavra de agradecimento ao Senhor Presidente do Conselho Geral do IPCB, Professor Doutor Vítor Santos, pelo empenho, decoro, firmeza moral e objetividade demonstrados no exercício do cargo. 

É o dia de homenagearmos os colaboradores que perfazem 25 anos ao serviço do IPCB. Neste ano, o docente Armando Ramalho é o único colaborador a completar 25 anos de serviço, pelo que aproveito para o felicitar. É igualmente o dia de felicitarmos o docente distinguido com o Prémio de Repositório Científico, entregue a Luís Quinta-Nova, bem como a docente vencedora do Prémio de Mérito CientíficoIPCB/Banco Santander, Teresa Albuquerque.

Deixo um agradecimento à equipa mais próxima, Vice-presidente Nuno Castela, Administradora Maria Eduarda Rodrigues e Diretores das Escolas.

Na celebração do 40º Aniversário uma última palavra de apreço a todos que interna ou externamente contribuíram com o seu esforço e dedicação para alcançarmos os resultados conhecidos.

Parabéns ao IPCB!”

*António Fernandes, presidente do IPCB

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

Nuno Borges afastado por favorito no regresso ao Maia Open; quarteto português em destaque na terça-feira

Maiato não conseguiu surpreender adversário mais cotado Sousa, Domingues, Oliveira e Elias prontos para as estreias

Covid-19: Empresários da restauração iniciam vigília por tempo indeterminado no Porto

Empresários da restauração do Porto iniciaram esta noite, defronte da Câmara do Porto, uma vigília por tempo indeterminado até o Governo discutir...

Vereadores do PSD visitaram o ...

Os vereadores do PSD visitaram no passado dia 28.11.2020, por solicitação dos mesmos, o Kartódromo de Castelo Branco, os quais contaram com...

Covid-19: Maior controlo nas fronteiras não foi eficaz para conter o vírus

O ministro da Administração Interna considerou hoje que o maior controlo nas fronteiras internas do espaço Schengen, durante os primeiros meses da...

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: