8.3 C
Castelo Branco
Quarta-feira, Novembro 25, 2020
No menu items!
Início Nacional CPCJ Sertã venceu prémio “Projecto Mais Promissor”

CPCJ Sertã venceu prémio “Projecto Mais Promissor”

Projeto @J@nela

A CPCP da Sertã recebeu recentemente o prémio Projeto Mais Promissor pelo seu projecto @J@nela.

A cerimónia decorreu a 22 de outubro, no auditório do Instituto Português do Desporto e da Juventude, em Coimbra, tendo o prémio sido entregue por Rosário Farmhouse, presidente da Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens.

Concebido por uma equipa constituída por dois membros da CPCJ da Sertã (Ilda Bicacro e Lurdes Sequeira) e por um membro da CPCJ de Tondela (Manuela Aresta), o projecto foi apresentado publicamente perante um Júri Nacional, tendo sido concebido no âmbito do Programa de Ideação – Design Thinking para a Inovação Social, enquadrado no Projeto “Adélia”, que decorreu em Coimbra de 8 a 22 de outubro de 2020.

@J@nela é um projeto que responde a um problema da falta de informação, de conhecimento e de participação dos jovens nos serviços disponibilizados pelas entidades com competência em matéria de infância e juventude, mas também em outras entidades que oferecem aos jovens serviços desportivos, de cultura e de lazer, entre outros.

A solução aponta para a criação e utilização de uma aplicação de telemóvel (APP) onde, a partir de vários QR Code, o jovem utilizador acede à informação através de um jogo interativo que oferece conhecimento através de desafios de jogo com prémios.

Os prémios a atribuir constituem oferta de serviços desportivos e culturais, como por exemplo um bilhete de cinema, uma entrada para um concerto ou a utilização de espaços desportivos, ginásios, piscina ou outros a serem oferecidos pelas entidades e empresas parceiras.

Cada QR Code configura um vitral da janela que tem por trás cada uma das entidades, como por exemplo o Centro de Saúde, o Município, as escolas da rede pública e da rede cooperativa, associações desportivas e culturais e outras.

Entrega do Prémio Equipa à CPCJ da Sertã

Cada entidade apresenta informação muito direcionada para os jovens, numa faixa etária dos 13 aos 18 anos, mas também a “presença” de um interlocutor de cada uma das entidades para responder às dúvidas e sugestões dos jovens.

Os QR Code serão também disseminados em espaços físicos do Concelho, possibilitando uma maior participação dos jovens e uma melhor cidadania.

O Projeto @J@nela irá candidatar-se também ao Concurso Portugal Inovação Social, que visa o financiamento de planos de capacitação para o desenvolvimento das competências organizativas e de gestão das equipas envolvidas na implementação de projetos de inovação social.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

Morreu Diego Armando Maradona

Diego Armando Maradona, considerado um dos melhores futebolistas da história, morreu hoje na sua residência, na Argentina, aos 60 anos, anunciou o...

LE: Benfica confirma ‘positivo’ de Taarabt e Jesus chama jogadores da formação

O Benfica confirmou hoje a infeção pelo novo coronavírus do futebolista Adel Taarabt, que se junta aos indisponíveis Julian Weigl e Darwin...

Covid-19: Morreu Reinaldo Teles, histórico dirigente do FC Porto

Reinaldo Teles, histórico dirigente do FC Porto e administrador não-executivo da SAD do campeão português de futebol, morreu hoje, aos 70 anos,...

Concurso “Presépios de Natal” regressa a Castelo Branco com a 14ª edição

Está de volta o concurso “Presépios de Natal”, promovido pela Câmara deCastelo Branco, através da Biblioteca Municipal, este ano em formato onlineface...

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: