14.9 C
Castelo Branco
Sábado, Julho 24, 2021
No menu items!
InícioNacionalCampanha da Biocodex e Farmácias Holon apela ao uso responsável dos antibióticos

Campanha da Biocodex e Farmácias Holon apela ao uso responsável dos antibióticos

WORLD ANTIMICROBIAL AWARENESS WEEK 2020

A Biocodex e as Farmácias Holon vão lançar uma campanha para sensibilizar a população em geral para o uso responsável dos antibióticos, assim como para a toma de probióticos para prevenir os efeitos secundários dos antibióticos – desequilíbrio e redução da diversidade da microbiota intestinal e diarreia. 

A campanha com o nome de “A minha microbiota, o meu equilíbrio” arranca já hoje, dia 1 de novembro e está inserida na Semana Mundial para a Sensibilização sobre o Antibiótico, que decorre entre 18 e 24 de novembro. 

Os antibióticos, essenciais no tratamento de infeções bacterianas, salvam vidas quando utilizados de forma correta.

Em todo o mundo, a eficácia dos antibióticos encontra-se em risco uma vez que estão a surgir bactérias resistentes, transformando novamente as infeções bacterianas numa ameaça. 

A resistência aos antibióticos tem sido atribuída ao uso excessivo e inadequado destes medicamentos, bem como à falta de desenvolvimento de novos antibióticos por parte da indústria farmacêutica.  

Em 2019, consumiram-se em Portugal 9.9 Milhões de unidades de antibióticos1.  

Quando a sua prescrição é essencial e inevitável, é preciso ter presente que estes medicamentos matam tanto as bactérias nocivas como as bactérias que têm funções importantes para o normal funcionamento do nosso organismo.

No caso do trato gastrointestinal, quando também as bactérias “boas” são eliminadas pode levar ao desequilíbrio da microbiota intestinal (disbiose) e ao aparecimento de diarreia.

A disbiose é suspeita de desencadear doenças alérgicas como asma e doenças crónicas como a diabetes tipo II e a obesidade 2,3. 

As Farmácias Holon enquanto espaços de saúde, têm um papel importante na sensibilização da população para o uso correto dos antibióticos e na prevenção da diarreia associada à toma destes medicamentos.  

O UL-250® cápsulas é um medicamento, com a estirpe probiótica única Saccharomyces boulardii CNCM I-745®, naturalmente resistente a antibióticos, que regenera a microbiota intestinal e previne a diarreia associada à toma de antibióticos.  

A estirpe do UL-250® cápsulas encontra-se registada no Instituto Pasteur e é exclusivamente comercializada pela Biocodex. 

A campanha vai decorrer ao longo de 3 meses e inclui não só as ações de sensibilização para o público em geral, como ações de formação destinadas aos farmacêuticos sobre a toma de probióticos e o uso responsável dos antibióticos.

 

UL-250, 250 mg, Cápsulas 

Leia cuidadosamente as informações constantes da embalagem e do folheto informativo. Em caso de dúvida ou persistência dos sintomas consulte o seu médico ou farmacêutico. UL-250 é um medicamento utilizado no tratamento sintomático da diarreia aguda em crianças e adultos e para prevenção da diarreia associada à toma de antibióticos. UL-250 contém Saccharomyces boulardii como substância ativa e pertence ao grupo farmacoterapêutico dos suplementos enzimáticos, bacilos lácteos e análogos. 

Precauções especiais/ contraindicações: Não tome UL-250, se tem alergia (hipersensibilidade) à substância ativa ou a qualquer outro componente deste medicamento ou se tem um catéter venoso central, se é um doente imunocomprometido ou está hospitalizado (devido a doença grave ou sistema imunitário enfraquecido/alterado). 

Precauções especiais: Deverá consultar imediatamente o seu médico, se não se sentir melhor após 2-3 dias de tratamento, se tiver febre ou vómitos, caso verifique a presença de sangue ou muco nas fezes, em caso de sentir sede exagerada, secura da língua.   Nestas situações pode estar mais suscetível a sofrer infeções causadas por fungos durante o tratamento com UL-250, visto que a Saccharomyces boulardii, foi associada a um maior risco de aparecimento deste tipo de infeções (chamadas fungémias). UL-250 é um tratamento adjuvante utilizado em conjunto com importantes medidas dietéticas. Não são conhecidas interações medicamentosas para o medicamento UL-250 para além da diminuição da sua ação quando é utilizado em associação com um medicamento antifúngico oral ou sistémico.Não deve ser utilizado com líquidos a temperaturas superiores a 50 °C.  Este medicamento contém sacarose e lactose mono-hidratada. 

Posologia: 1 cápsula 3 vezes por dia. 

Modo de administração: Crianças com idade igual ou superior a 6 anos e adultos: Engolir a cápsula sem mastigar, com um copo de água. Para lactentes e crianças mais jovens encontra-se disponível a formulação em saquetas que é mais adequada para este grupo populacional. Devido ao risco de contaminação do ar, as cápsulas não devem ser abertas nos quartos dos doentes. Os prestadores de cuidados de saúde devem usar luvas durante o manuseamento de probióticos a administrar e, em seguida, eliminar imediatamente as luvas e lavar corretamente as mãos. Novembro 2018 

Titular da AIM Biocodex – 7 avenue Gallieni; 94250 Gentilly; França. Medicamento não sujeito a receita médica. Medicamento não comparticipado. Para mais informações contacte o Representante Local do Titular da AIM: Biocodex Unipessoal Lda., Avenida Da República 18, 11°, 1050-191 Lisboa; NIPC: 515036684. 

Referências Bibliográficas: 

1-https://www.infarmed.pt/web/infarmed/entidades/medicamentos-uso-humano/monitorizacao-mercado/benchmarking/benchmarking-hospitalar/antibioticos  
2-Hufnagl K, Pali-Schöll I, Roth-Walter F, Jensen-Jarolim E. Dysbiosis of the gut and lung microbiome has a role in asthma. Semin Immunopathol. 2020;42(1):75-93. doi:10.1007/s00281-019-00775-y 
3 -Weiss GA, Hennet T. Mechanisms and consequences of intestinal dysbiosis. Cell Mol Life Sci. 2017 Aug;74(16):2959-2977. doi: 10.1007/s00018-017-2509-x. Epub 2017 Mar 28. PMID: 28352996. 

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: