Pobreza
Vivemos momentos de incerteza, esta pandemia veio degradar a vida de muitos Portugueses, em especial os mais desfavorecidos na sociedade, quer a nível de rendimentos, quer a nível de emprego.

Com uma taxa atual de desemprego que ronda os 7,8%, uma população desempregada de 404,1 mil pessoas, um aumento de 45,1% (125,7 mil) em relação ao trimestre anterior (Dados do INE). A tendencia desta situação de decadência é negativa e para piorar.
Tendo em conta o Pilar Europeu dos Direitos Sociais, é essencial delinear uma estratégia de combate á pobreza e exclusão social, uma área de grande importância na luta contra as vulnerabilidades sociais de Portugal.
Este assunto merece uma reflexão nacional urgente, promovendo o processo de debate com a sociedade para definir medidas de ação, e soluções para um melhoramento socioeconômico dos Portugueses considerando a economia, e a sua sustentabilidade.
Não tendo assento parlamentar, o desafio de combater a pobreza é uma missão que o PURP deve reivindicar e agir incansavelmente junto da casa da democracia, da sociedade, e dos vários movimentos e instituições.
É essencial dar esperança e criar oportunidades para uma melhor qualidade de vida dos Portugueses e suas famílias.