13.4 C
Castelo Branco
Domingo, Outubro 17, 2021
No menu items!
InícioRegionalCMCD aprova contas com resultados positivos

CMCD aprova contas com resultados positivos

Idanha-a-Nova

O Centro Municipal de Cultura e Desenvolvimento (CMCD) de Idanha-a-Nova já aprovou o seu Relatório de Contas e Atividades de 2019, com um resultado positivo de 64,5 mil euros e uma intervenção cada vez mais efetiva na região.

Esta associação sem fins lucrativos tem abraçado projetos na área económica e social, na saúde, na educação, na formação e na cultura, afirmando-se enquanto agente de desenvolvimento do concelho de Idanha-a-Nova.

Assim, foi desenhada uma estratégia de intervenção que abrange todas as dimensões do território, em sintonia com os parceiros locais.

O objetivo é não só dar resposta às necessidades da população, mas também potenciar oportunidades de desenvolvimento do concelho.

“Temos procurado diversificar as fontes de financiamento do CMCD, o que temos conseguido fazer. Embora o CMCD seja uma associação sem fins lucrativos, conseguimos melhorar a autonomia financeira através dos muitos projetos que desenvolvemos nas diferentes áreas, com o aumento da prestação de serviços e na captação de fluxos financeiros de Programas Comunitários e Nacionais.”, adianta a presidente da direção, Catarina Pereira.

O CMCD participa em projetos como o acesso a consultas de saúde gratuitas para a população (Clínica Geral, Neurologia, Oftalmologia, Cardiologia e Psicologia), projetos na área educativa e social como o ‘Afirma-te!’ e o ‘Gente Raiana’, o projeto educativo ‘Nova Escola do Mundo Rural’ destinado aos mais novos, a Academia do Conhecimento da Gulbenkian e a Escola Profissional da Raia.

Na área social, destaque para a Incubadora de Inovação Social que veio dinamizar o sector social; para o projeto Mediadores Interculturais dirigido às populações especialmente vulneráveis ou para a coordenação da Rede Integrada de Serviços orientada para as IPSS’s.

No plano da economia, o CMCD é a entidade gestora do Centro Empresarial de Idanha-a-Nova, que acolhe mais de 30 empresas, mas também disponibiliza Formação e um Gabinete de Apoio ao Empreendedorismo.

Gere ainda dois importantes equipamentos turísticos: o Parque de Campismo Municipal e o Monsanto GeoHotel Escola.

O CMCD tem a seu cargo a gestão da Bio-Região de Idanha-a-Nova, em parceria com a Câmara Municipal.

É um projeto que promove as potencialidades do concelho de uma forma diferenciadora e mais sustentável.

Nos próximos anos, o CMCD vai continuar a contribuir para o desenvolvimento do concelho de Idanha-a-Nova e para a melhoria da qualidade de vida da sua população.

Os bons resultados financeiros são um excelente indicador para o futuro, no sentido de uma forte intervenção em articulação com os parceiros que atuam no território.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: