5.5 C
Castelo Branco
Terça-feira, Novembro 24, 2020
No menu items!
Início Regional LIVRE: Acordo de governação nos Açores entre PSD e extrema-direita é uma...

LIVRE: Acordo de governação nos Açores entre PSD e extrema-direita é uma ameaça democrática

A direita compromete-se,com uma irresponsabilidade atroz, em retirar apoios sociais na região onde mais pessoas deles dependem.

O LIVRE já tinha alertado para os perigos da influência da extrema-direita na governação dos Açores, manifestando preocupação em relação às movimentações dos partidos de direita, nomeadamente PSD, CDS, PPM e IL, no sentido de romper o cordão sanitário à extrema-direita que todas as forças democráticas devem instituir.

Hoje é anunciado um acordo de governação celebrado entre o PSD e a extrema-direita que viabiliza um governo de direita nos Açores.

A verificar-se, este acordo prevê a “redução significativa de subsidiodependência na região” e ainda a “redução do número de deputados na região autónoma dos Açores”.

A agenda da extrema-direita penaliza os mais pobres, agravando a situação económica de muitos açorianos e contribuindo para o adiamento do desenvolvimento social e económico regionais.

A direita compromete-se em retirar apoios sociais numa região com problemas estruturais de desenvolvimento.

O LIVRE defende que os Açores têm um potencial imenso para proporcionar uma melhor qualidade de vida, e não menor.

A direita acorda na redução da representação parlamentar, reduzindo as possibilidades de todos os açorianos serem representados no seu parlamento.

O LIVRE defende o oposto: a participação democrática tem de ser expandida, e por isso defendeu a criação de Assembleias de Cidadãos na dependência do Parlamento Regional e a melhoria dos orçamentos participativos.

Enquanto o acordo do PSD com a extrema-direita quer silenciar os açorianos, o LIVRE quer dar voz a todos os cidadãos açorianos.

O LIVRE vê com grande preocupação que o Partido Social Democrata aceite um acordo com a extrema-direita.

As ameaças do ressurgimento do fascismo são reais, e todas as forças democráticas devem mobilizar-se no combate antifascista e anti-racista.

É preocupante que o PSD se coloque do lado errado desse combate.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

Novo aeroporto de Luanda sem financiamento adicional e obra retomada no início de 2021

O ministro dos Transportes angolano garantiu hoje que o novo Aeroporto Internacional de Luanda não terá financiamentos adicionais, e que as obras...

Covid-19: Público vai regressar aos estádios ingleses a partir de 02 dezembro

O público vai poder regressar a alguns estádios de Inglaterra a partir de 02 de dezembro, de acordo com limites determinados pela...

Covid-19: Retalho e restauração com perdas superiores a 75% no fim de semana

O retalho e a restauração registaram perdas de 76% no último fim de semana, o segundo com recolher obrigatório e limitações no...

Covid-19: Plano de vacinação está a ser preparado “há meses” em Portugal diz DGS

A diretora-geral da Saúde disse hoje que o plano de vacinação contra a covid-19 em Portugal está a ser preparado “há meses”,...

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: