11.1 C
Castelo Branco
Segunda-feira, Novembro 30, 2020
No menu items!
Início Nacional Municípios de Castelo Branco aderem à Plataforma ODSlocal

Municípios de Castelo Branco aderem à Plataforma ODSlocal

Projeto pioneiro para a concretização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável a nível local conta com o Distrito de Castelo Branco 

As autarquias de Castelo Branco, Covilhã e Idanha-a-Nova, aderiram à plataforma ODSlocal – Plataforma Municipal dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Este projeto pioneiro à escala mundialvisa mobilizar e capacitar as comunidades locais (municípios, agentes económicos e sociais e cidadãos) para os objetivos da Agenda 2030 definidos pela Organização das Nações Unidas. 

A iniciativa foi desenvolvida pelo Conselho Nacional do Ambiente e do Desenvolvimento Sustentável (CNADS), o OBSERVA (ICS-Universidade de Lisboa), o MARE (Universidade Nova de Lisboa), e a 2adapt, e é apoiada pela Fundação “la Caixa” e permite a adesão pela totalidade dos municípios do Continente e das Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira.

A plataforma ODSlocal é um instrumento que visa dinamizar e apoiar as câmaras municipaisna gestão dos desafios de sustentabilidade e a promoção de iniciativas inspiradas nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), com metas bem definidas e mensuráveis, contribuindo para melhorar a vida das comunidades locais e estabelecer maior proximidade aos cidadãos.

No âmbito da iniciativa, serão distinguidos os Municípios com melhores desempenhos ou trajetórias de evolução mais favoráveis através de iniciativas que incluem a realização de uma Conferência Nacional anual, a atribuição do Prémio ODSlocal, e a atribuição do Selo ODSlocal.

A sessão pública de apresentação do ODSlocal, que conta com o Alto Patrocínio do Presidente da República, vai realizar-se no próximo dia 11 de novembro, no Centro Cultural de Belém, em Lisboa, com transmissão direta online  gratuita e aberta a todos os cidadãos,  através da inscrição prévia em http://www.odslocal.pt/lancamento.

Durante a sessão irão ser assinadas Cartas de Compromisso pelos municípios aderentes, que assim evidenciam o seu empenho em colocar as várias dimensões da sustentabilidade no centro das suas políticas e da sua ação diária.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

Ponto de Vista… por António Justo

Advento é o tempo da esperança Advento é o tempo de espera. Este ano com a característica de continuar...

Covid-19: Rússia regista mais de 26.000 casos pelo quarto dia consecutivo

A Rússia registou hoje mais de 26.000 novos casos de covid-19 pelo quarto dia consecutivo e 368 mortes causadas por esta...

Covid-19: Cerca de 90% dos docentes preocupados ou com medo de serem infetados nas escolas revela inquérito da Fenprof

Nove em cada dez professores estão preocupados ou têm medo de estar nas escolas por considerarem que estão a ser ignoradas regras...

Covid-19: Epidemiologista Anthony Fauci prevê “explosão” de casos após Ação de Graças

O epidemiologista norte-americano Anthony Fauci alertou hoje para um forte aumento do número de contaminações por covid-19, após o feriado de Ação...

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: