10.6 C
Castelo Branco
Segunda-feira, Novembro 30, 2020
No menu items!
Início Cultura Pedro da Fonseca em destaque no programa “Em Nome da Beira”

Pedro da Fonseca em destaque no programa “Em Nome da Beira”

«Pedro da Fonseca – o filósofo e o Prémio Literário» foi o tema do primeiro encontro da iniciativa “Em Nome da Beira” que se realizou no dia 5 de novembro no Colégio da Graça, em Coimbra.

Promovida pela editora Alma Azul, a conversa contou com a presença de dois dos premiados da edição de 2020 do Prémio Literário Pedro da Fonseca: Pedro Batista, vencedor na categoria de poesia com o texto “Na ilusão do silêncio”, e Nuno Sobral autor do conto “Um repasto póstumo” que recebeu a única menção honrosa (o concurso premiou ainda a madeirense Valentina Ferreira na categoria de conto com o texto “Agosto não se faz em lume brando”).

Elsa Ligeiro, editora da Alma Azul e membro do júri desde a primeira edição deste concurso literário do Município de Proença-a-Nova, apresentou os livros já publicados nas anteriores edições, uma com tema livre e a outra dedicada às tradições da Encomendação das Almas e dos Janeireiros.

Em 2020, o tema a concurso foi “o palato: gastronomia tradicional do concelho de Proença-a-Nova” e os autores referiram no encontro que pesquisaram sobre o assunto para incorporar os sabores da gastronomia proencense nos seus textos.

A pertinência de se realizarem concursos literários foi igualmente abordada, tendo ambos, já participado noutras iniciativas do género.

O encontro realizou-se numa cidade bastante conhecida do filósofo proencense Pedro da Fonsecapois foi em Coimbra que ingressou na Companhia de Jesus com 20 anos (onde chegou a 17 de março de 1548), onde deu aulas de Filosofia e Teologia na Universidade e onde foi reitor do Colégio das Artes. Depois de ter vivido em Roma entre 1572 e 1585, onde foi conselheiro do Papa Gregório XIII, regressa a Lisboa para dar continuidade à sua obra intelectual e à política social e de assistência.

Morre em Lisboa no dia 4 de novembro de 1599 com 71 anos.

O Prémio Literário Pedro da Fonseca é uma das formas do Município homenagear um dos seus mais ilustres conterrâneos que chegou a doar à Misericórdia local um pedaço do Santo Lenho.

No decurso do próximo ano, o Município editará o livro com os textos premiados e divulgará a temática do IV Prémio Literário Pedro da Fonseca.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

Covid-19: Epidemiologista Anthony Fauci prevê “explosão” de casos após Ação de Graças

O epidemiologista norte-americano Anthony Fauci alertou hoje para um forte aumento do número de contaminações por covid-19, após o feriado de Ação...

Nuno Borges abre ação portuguesa no quadro principal do Maia Open

Jovem maiato recebeu um wild card Luís Faria eliminado na ronda de acesso ao quadro

Covid-19: Moderna fornecerá dois milhões de vacinas adicionais ao Reino Unido

A empresa norte-americana de biotecnologia Moderna anunciou hoje que chegou a um acordo para fornecer dois milhões de doses adicionais de sua...

Covid-19: Portugal atinge novo máximo de doentes em cuidados intensivos

Portugal tem hoje 536 doentes com covid-19 internados em unidades de cuidados intensivos (UCI), um novo máximo desde o início da pandemia,...

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: