17.8 C
Castelo Branco
Sábado, Fevereiro 27, 2021
No menu items!
Início Nacional Lançamento do livro “Prisão Dourada” de Ana Lavrador dia 20 na UCCLA

Lançamento do livro “Prisão Dourada” de Ana Lavrador dia 20 na UCCLA


Um diário poético em tempos de pandemia levou a escritora Ana Lavrador a registar em livro as suas impressões e a engrenagem do dia-a-dia em “Prisão Dourada”, que será apresentado no dia 20 de novembro, pelas 18 horas, na UCCLA.

O livro tem a chancela da Kotter Editorial.

Capa do livro

Sinopse:

Durante 50 dias de pandemia, Ana Lavrador fez um registro poético desse “tempo suspenso” a que todos fomos alçados.

Com uma escrita leve, sensível, a poeta pôs-se a registrar suas impressões de um maquinismo emperrado, em que as ruas estão vazias, as portas estão fechadas e a mente aberta ao questionamento da vacuidade da engrenagem que nos consome.

Desde sua “Prisão Dourada” (oxímoro que dá título ao livro e prenuncia as tensões do momento registrado), Ana colhe as flores e os espinhos de uma primavera estranha e pungente.

A relação mais delicada e profunda com seus gatos; a irresponsabilidade de poderosos e incautos; o respiro provisório de uma natureza sufocada pela ganância humana; as reuniões virtuais com seus alunos; os “Pesadelos nesta guerra súbita, / sem defesa e sem data para acordar” – nada escapa ao olhar atento e agudo desta pintora sutil da paisagem humana, nesses dias em que vemos “O medo a espalhar-se, /a esperança pousada na escrita”. (Marcos Pamplona)

Biografia:

Ana Luísa Figueiredo Lavrador da Silva é licenciada em Geografia, mestre em Geografia Física e Ambiente e doutorada em Artes e Técnicas da Paisagem.

A paisagem é o seu tema central de investigação. Colabora em projetos académicos ligados às paisagens literárias e ao turismo em regiões vinhateiras.

Tem publicados livros e artigos em revistas científicas e literárias, e uma vasta participação em congressos, colóquios, seminários e conferências.

Morada:

Avenida da Índia, n.º 110 (entre a Cordoaria Nacional e o Museu Nacional dos Coches), em Lisboa

Autocarros: 714, 727 e 751 – Altinho, e 728 e 729 – Belém

Comboio: Estação de Belém

Elétrico: 15E – Altinho 

Coordenadas GPS: 38°41’46.9″N 9°11’52.4″W

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: