10 C
Castelo Branco
Sábado, Novembro 28, 2020
No menu items!
Início Cultura Antologia organizada por Gonçalo Salvado com pinturas de Graça Morais Celebra o...

Antologia organizada por Gonçalo Salvado com pinturas de Graça Morais Celebra o Vinho na Poesia Amorosa Feminina de língua portuguesa

Com o título O Teu beijo Como Um Vinho vai ser publicada, a antologia de poesia organizada pelo poeta Gonçalo Salvado, edição da Lumen e da Livraria Sá da Costa Editora, de Lisboa, em parceria com a Quinta dos Termos.

A antologia insere-se numa coleção de poesia, única no panorama editorial português, dirigida por Gonçalo Salvado, cujas obras surjem em original formato livro/garrafa, e cujo editor é Ricardo Paulouro.

O livro reproduz no título um verso, com ecos do Cântico dos Cânticos, da mais emblemática poetisa amorosa da língua portuguesa, Florbela Espanca, e colige poemas de amor e eróticos, com referência ao vinho, de poetisas portuguesas, brasileiras e africanas do Século XX até à atualidade, acompanhados por breves notas biográficas das autoras.

Trata-se da primeira antologia poética publicada em Portugal sobre esta temática.

A obra é ilustrada com pinturas de uma das mais conceituadas artistas mulheres portuguesas contemporâneas Graça Morais, e contou, além da colaboração da artista, com a da sua filha, Joana Morais.

Sedução e Paixão, acrílico sobre tela. Pintura de Graça Morais que ilustra a antologia O Teu Beijo Como Um Vinho, de Gonçalo Salvado

O texto de abertura é assinado pela crítica de arte e poetisa Maria João Fernandes.

O livro inclui ainda um fac-simile de um poema manuscrito inédito da poetisa brasileira Stella Leonardos, recentemente falecida, inspirado em excertos de poemas de Gonçalo Salvadoe que lhe foi por esta enviado por carta em 2013, juntamente com o diploma do prémio Sophia de Mello Breyner da União Brasileira de Escritores, atribuido ao poeta pelo conjunto da sua obra poética.

De lembrar que Stella Leonardos era à altura Secretária Geral da União Brasileira de Escritores do Rio de Janeiro.

O livro será apresentado, em data a definir, no contexto da Exposição “Sonhos do Dia e da Noite A Coleção e o Percurso de Maria João Fernandes”, recentente inaugurada, e patente na Fundação D. Luís I, Centro Cultural de Cascais até 3 de Janeiro de 2021, relancionando-se com uma das secções da exposição: Universos Femininos.

Acerca desta obra expressa-se Gonçalo Salvado: “Nunca será demais lembrarmos a coragem de algumas mulheres poetas que no início do século XX, ousaram cantar o amor, o prazer e o erotismo, sem constrangimentos, em versos impregnados de paixão e de volúpia, numa proclamação de revolta contra todas as convenções e no sentido de uma franca desobediência a todos os preconceitos. Esta antologia poética tem como objectivo prestar-lhes homenagem e igualmente às que depois delas vieram e lhes seguiram o exemplo.”

Do texto de abertura de Maria João Fernandes destacamos:“O amor e o vinho, esse simbólico binómio desenvolvido em cada volume desta Coleção dirigida pelo poeta Gonçalo Salvado e à qual tenho vindo a dar o meu contributo, enriquece-se hoje com o estro incomparável destes universos poéticos onde destacam nomes emblemáticos da poesia feminina.O vinho, mágico néctar de origem divina, celebra uma vez mais a fusão amorosa de que o beijo é imagem no verso de Florbela que dá o título à antologia. Elixir de uma volúpia que se associa ao renascer da Primavera, ao culminar absoluto, já limiar da eternidade que a morte representa, misto de morte e de vida, emblema do sol e da fogueira dos sentidos que arde no coração da noite.”

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

Gulbenkian distingue projeto de investigação da UC em computação quântica

Testar os limites dos computadores atuais, quando aplicados a problemas do domínio financeiro, e explorar modelos de computação quântica é o objetivo...

Fez-se história na vida cultural e patrimonial do Concelho de Tomar e do país

Realizou-se a abertura simbólica da “Porta da Condessa” Foi, hoje, aberta ao público, a porta situada na Torre...

Link vai ligar Sertã a Vila de Rei, Sardoal, Abrantes, Ferreira do Zêzere e Tomar

A partir de dezembro Dia 2 de dezembro marca o início de uma nova fase para o transporte...

VILA DE REI: Montras Natalícias em exibição de 1 de dezembro a 9 de Janeiro

Cinquenta e uma montras de estabelecimentos comerciais do Concelho de Vila de Rei vão estar decoradas com a temática natalícia, entre os...

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: