11.1 C
Castelo Branco
Segunda-feira, Novembro 30, 2020
No menu items!
Início Nacional LIVRE expressa pesar pela morte de Ribeiro Telles

LIVRE expressa pesar pela morte de Ribeiro Telles

Ribeiro Telles partiu mas o seu pensamento ecologista perdurará.

Morreu hoje Gonçalo Ribeiro Telles, o pai da ecologia política Portuguesa. 

Arquitecto paisagista de formação, Ribeiro Telles foi Subsecretário de Estado do Ambiente no I, II e III Governos Provisórios. Foi Ministro do Estado e da Qualidade de Vida do VII Governo Constitucional e eleito deputado nas eleições legislativas de 1979, 1980 e 1983. 

Figura pioneira do movimento ecologista em Portugal, Ribeiro Telles foi fundador do Partido Popular Monárquico em 1974 e do Movimento Partido da Terra em 1993, lutando sempre por trazer as questões ambientais e ecológicas para a linha da frente do debate político.

O LIVRE recorda a importância que a criação da Reserva Ecológica Nacional (REN) e da Reserva Agrícola Nacional (RAN) tiveram para a modernização do ordenamento do território, em Portugal, lamentando a forma como estes importantes instrumentos foram sendo desconstruídos em governos posteriores.

No nº1 do artigo 66º da Constituição, que Ribeiro Telles ajudou a escrever com Fernando Santos Pessoa e outras figuras, lê-se que “Todos têm direito a um ambiente de vida humano, sadio e ecologicamente equilibrado e o dever de o defender”.

Ribeiro Telles partiu mas o seu pensamento, bem ilustrado neste artigo da Constituição, perdurará, e a sua luta por um meio ambiente mais sustentável e equilibrado deixa inúmeros herdeiros em Portugal.

O LIVRE expressa as suas sentidas condolências à família, amigos e companheiros de lutas e causas de Gonçalo Ribeiro Telles.

“A paisagem começa na nossa mão”
Gonçalo Ribeiro Telles
1922 – 2020
*Foto de Capa: aminhaalegrecasinha.com

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

Ponto de Vista… por António Justo

Advento é o tempo da esperança Advento é o tempo de espera. Este ano com a característica de continuar...

Covid-19: Rússia regista mais de 26.000 casos pelo quarto dia consecutivo

A Rússia registou hoje mais de 26.000 novos casos de covid-19 pelo quarto dia consecutivo e 368 mortes causadas por esta...

Covid-19: Cerca de 90% dos docentes preocupados ou com medo de serem infetados nas escolas revela inquérito da Fenprof

Nove em cada dez professores estão preocupados ou têm medo de estar nas escolas por considerarem que estão a ser ignoradas regras...

Covid-19: Epidemiologista Anthony Fauci prevê “explosão” de casos após Ação de Graças

O epidemiologista norte-americano Anthony Fauci alertou hoje para um forte aumento do número de contaminações por covid-19, após o feriado de Ação...

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: