20.3 C
Castelo Branco
Sexta-feira, Abril 19, 2024
No menu items!
InícioInternacionalCovid-19: PR guineense satisfeito com a forma como classe médica lida com...

Covid-19: PR guineense satisfeito com a forma como classe médica lida com a pandemia

O Presidente guineense, Umaro Sissoco Embaló, disse hoje que está “muito satisfeito” com a forma como a classe médica do país tem lidado com a pandemia provocada pelo novo coranavirus.

Sissoco Embaló visitou hoje o Hospital Nacional Simão Mendes em Bissau, local onde são internados e tratados a maioria das pessoas infetadas pela covid-19 e aproveitou para se dirigir ao pessoal médico do país.

“Vim cá encorajar-vos pelo vosso papel durante esta pandemia do coronavírus. Estou muito satisfeito com o vosso empenho”, declarou o Presidente guineense, para salientar que o pessoal médico “deve ser visto como combatente” pelo desenvolvimento da Guiné-Bissau.

O chefe de Estado enfatizou que o pessoal médico “deve ser acarinhado”, não só pela forma como tem vindo a lidar com a covid-19, mas por ter preferido ficar no país “quando muitos decidiram partir” para o estrangeiro.

O líder guineense aproveitou a ocasião para apelar para que a classe médica seja “mais bem organizada”, lembrando que tem como papel fundamental salvar vidas humanas.

“Quero apelar ao Bastonário da Ordem dos Médicos para que organize a classe. Que o ginecologista trate das mulheres, urologista trate das mulheres, pediatra cuide de crianças e que o generalista consulte toda a gente, agora não podemos aceitar que sejam feitos ensaios no corpo de pessoas porque em caso de erro medico é morte certa”, defendeu Embaló.

O Presidente guineense exortou o ministro da Saúde, António Deuna, que o acompanhou na visita ao Simão Mendes, que não pode ser permitido que um estudante mal saia da universidade entre diretamente a consultar pessoas.

“Vou ser implacável com isso”, declarou Sissoco Embaló, frisando que a Saúde e a Educação sempre foram a sua prioridade enquanto servidor público.

Embaló disse que vai falar com outros países para que disponibilizem médicos especialistas reformados para que venham apoiar o sistema de Saúde guineense.

“Por exemplo no Senegal, um especialista vai à reforma aos 60 anos, é uma idade que a pessoa ainda pode trabalhar aqui”, observou o líder guineense, que promete também formar quadros médicos no estrangeiro.

A Guiné-Bissau regista 43 mortos e 2.419 casos da covid-19.

*LUSA

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto

Discover more from Beiranews

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading