15.6 C
Castelo Branco
Segunda-feira, Novembro 23, 2020
No menu items!
Início Regional Sessão de trabalho sobre Estudo de Reordenamento Florestal em Oleiros

Sessão de trabalho sobre Estudo de Reordenamento Florestal em Oleiros

Realizou-se no passado dia 2 de novembro, no salão nobre da Câmara Municipal de Oleiros, uma reunião de trabalho com representantes do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), da Direção Regional de Agricultura e Pescas, o presidente da Câmara Municipal de Oleiros, Fernando Jorge, técnicos do município, proprietários e um representante da GKAPITAL, empresa apurada em concurso público.

O objetivo da reunião foi apresentar o plano de ação do estudo, o cronograma de trabalho e discutir a sua execução prática.

O Diretor Regional do ICNF explicou que após o incêndio de 2019, que afetou os concelhos de Mação, Vila de Rei e Sertã, foi constituído um grupo de trabalho composto por vários ministérios, a tutela, autarquias e associações locais.

Como o processo de preparação dos trabalhos estava ainda numa fase preliminar, entendeu-se que Oleiros e Proença-a-Nova deveriam integrar o conjunto de municípios, depois do incêndio de setembro de 2020.

Assim, “alargou-se o território de estudo aos 5 concelhos e à totalidade da área dos concelhos”. O estudo tem como finalidade ordenar o território.

O sócio da empresa GKAPITAL, Gonçalo Alves, destacou que alguns dos enfoques do estudo são possibilitar o “aumento da resiliência dos territórios”, “do investimento privado” e a “revitalização das economias locais”, sendo para isso essencial reunir com as autarquias envolvidas, ouvir e discutir as propostas apresentadas.

Fernando Jorge defendeu que Oleiros é “uma floresta de oportunidades” e tem “grandes capacidades de desenvolvimento”, no entanto “o ordenamento florestal é essencial”, porque “não há faixas que resistam a determinados incêndios”. 

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

Covid-19: Escalões secundários de futebol feminino e futsal suspensos

Os escalões secundários de futebol feminino e futsal estarão suspensos nos dois próximos fins de semana, englobando os feriados 01 e 08...

Covid-19: Governo retifica decreto e retira eventos culturais de exceções à circulação

O Governo retificou o decreto que regulamenta o estado de emergência para retirar as deslocações a eventos ou equipamentos culturais da lista...

UE/Presidência: Costa diz que cimeira com Índia é a “joia da coroa” e destaca ligação cabo ao Brasil

O primeiro-ministro afirmou hoje que a presidência portuguesa da União Europeia pretende seguir a linha histórica de Portugal como plataforma à escala...

Escolas de Idanha-a-Nova equipadas com redes sem fios

Todas as Escolas Básicas do 1º Ciclo (EB1) do concelho de Idanha-a-Nova foram apetrechadas com equipamentos de redes sem fios para melhorar...

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: