22.8 C
Castelo Branco
Terça-feira, Outubro 19, 2021
No menu items!
InícioRegionalPortucalense restaura 9 pinturas da Santa Casa da Misericórdia de Amarante

Portucalense restaura 9 pinturas da Santa Casa da Misericórdia de Amarante

OBRAS REMONTAM AOS SÉCULOS XIX E XX

A Clinica de Conservação e Restauro da Universidade Portucalense restaurou 9 pinturas da galeria de retratos da Santa Casa da Misericórdia de Amarante, onde ficarão agora em exposição. 

Os retratos do mais recente projeto são de benfeitores dos séculos XIX e XX, de pintores de renome, como Francisco José Resende (1805-1893), pintor do Porto romântico, pai de Clara de Resende, German  Iglesias (1884-1955) e Lima e Mattos, pintores estes com inúmeras obras realizadas no norte de Portugal, em particular nos distritos do Porto e Braga.

Nestas obras, a Clínica de Conservação e Restauro fez uma intervenção de limpeza, consolidação e reintegração na pintura e de preenchimento de lacunas e reconstituição de elementos decorativos nas molduras, ficando a conhecer um pouco melhor os traços do pintores, os pigmentos e as tintas usadas.

Dos pintores não tão reconhecidos no seu tempo, a UPT procurará saber mais sobre eles, nomeadamente quem foram, por onde deixaram as suas obras e o que transmitem os seus traços.

A Universidade vai ainda estudar – através dos seus mestrandos em Conservação e Restauro – os benfeitores, de forma a identificar os seus nomes e a entender as ligações pessoais e sociais à Santa Casa da Misericórdia de Amarante.

A UPT,  que leciona um Mestrado em Conservação e Restauro, destaca, entre outras áreas de intervenção, a importância neste projeto da Assessoria e Consultoria em Conservação e Restauro do Património Cultural.

“A clínica da Universidade tem tido cada vez mais alunos e acolhe como objetivos principais o desenvolvimento da prática de prestação de serviços, o amadurecimento das actividades de investigação, e a promoção da formação de nível superior de forma a dignificar a profissão de conservador-restaurador”, afirma Nuno Farinhote, técnico de Conservação e Restauro da Clínica.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: