4.7 C
Castelo Branco
Terça-feira, Novembro 24, 2020
No menu items!
Início Internacional BioJam coloca no mercado solução de diagnóstico rápido de COVID-19 e Gripe...

BioJam coloca no mercado solução de diagnóstico rápido de COVID-19 e Gripe num só teste

A BioJam acaba de lançar no mercado um único dispositivo médico para diagnóstico de COVID-19 e Gripe.

Depois de lançar os testes rápidos de antigénico NADAL® COVID-19 Ag, a BioJam coloca agora no mercado o teste NADAL® COVID-19 Ag+Influenza A/B que permite, em apenas 15 min e com uma só amostra recolhida via zaragatoa,diagnosticar possíveis casos de COVID-19 e Gripe, cujos sintomas acabam por ser muito semelhantes.

Esta é uma ferramenta de diagnóstico que surge numa altura em que, segundo especialistas, há riscos de se cruzarem ao mesmo tempo uma ‘onda’ de COVID-19 com uma ‘onda’ de gripe.

A dificuldade em distinguir os sintomas das duas doenças, associada à pressão que existe actualmente nos serviços de saúde e seguindo a norma em vigor da Direção Geral da Saúde (DGS), levou a que alguns hospitais do Serviço Nacional de Saúde (SNS) já começassem a realizar, ao mesmo tempo, testes à COVID-19 e à Gripe recorrendo a este tipo de solução “dois em um”.

Como explica Carlos Monteiro, CEO e Fundador da BioJam Holding Group, “vivemos tempos difíceis que exigem de todos nós a capacidade de nos reinventarmos dia após dia para dar a melhor resposta capaz de combater o pior dos cenários que se antevêem com a chegada do inverno. Assim sendo, consideramos que é fundamental colocar no mercado soluções que permitam diagnosticar possíveis casos deco-infecção pelos dois vírus (gripe e SARS-CoV-2). Segundo um estudo publicado no Journal of Medical Virology esta conjugação viral gerou, em alguns casos, piores resultados para a saúde. Há comprovadamente o risco de existir uma forte pressão sobre os serviços de saúde caso de intensifique a junção de ondasde gripe eCOVID-19.”

Baseada num duplo sistema de fluxo lateral, a realização do teste duplo de antigénio e gripe não pressupõe o recurso a instrumentação, ou seja, o teste é feito com um só dispositivo simples que detecta a presença de antigénios da nucleoproteína viral do SARS-CoV-2 bem como do vírus influenza tipo A e B, em amostras humanas nasofaríngeas.

Teste rápido fabricado na Alemanha

Fabricados na Alemanha, este teste rápido Duo (antigénio COVID-19 + vírus da gripe), constitui uma ferramenta fiável e acessível para detectar focos de infecção em grande escala reduzindo, assim, a propagação das doenças e atenuando os riscos inerentes à associação de ambas.

A utilização de um só dispositivo (cassete) apresenta inúmeras vantagens como a diminuição do risco de erro e identificação, a redução dos recursos humanos alocados para realização de testes, a economia na aquisição de um só teste para realização de dois diagnósticos, redução do desconforto para o doente que é sujeito a uma só recolha, facilidade de uso em ambiente hostil de urgência e a diminuição de resíduos.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

Novo aeroporto de Luanda sem financiamento adicional e obra retomada no início de 2021

O ministro dos Transportes angolano garantiu hoje que o novo Aeroporto Internacional de Luanda não terá financiamentos adicionais, e que as obras...

Covid-19: Público vai regressar aos estádios ingleses a partir de 02 dezembro

O público vai poder regressar a alguns estádios de Inglaterra a partir de 02 de dezembro, de acordo com limites determinados pela...

Covid-19: Retalho e restauração com perdas superiores a 75% no fim de semana

O retalho e a restauração registaram perdas de 76% no último fim de semana, o segundo com recolher obrigatório e limitações no...

Covid-19: Plano de vacinação está a ser preparado “há meses” em Portugal diz DGS

A diretora-geral da Saúde disse hoje que o plano de vacinação contra a covid-19 em Portugal está a ser preparado “há meses”,...

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: