11.1 C
Castelo Branco
Segunda-feira, Novembro 30, 2020
No menu items!
Início Regional Mutualista Covilhanense premiada pela Fundação Manuel António da Mota

Mutualista Covilhanense premiada pela Fundação Manuel António da Mota

Esta é já a quinta distinção nacional arrecada pela Associação em 2020 e permite lançar mais um novo projeto

A Mutualista Covilhanense foi hoje (15 de novembro) distinguida com o Prémio Manuel António da Mota “Portugal Vence a Covid-19”, conquistando o terceiro lugar com o seu novo projeto “Vida + em Meio Rural”, entre mais de 220 candidaturas de instituições sociais nacionais.

A distinção foi anunciada através de uma emissão especial da Rádio TSF, face à impossibilidade de realização da cerimónia de entrega de prémios presencialmente, devido à pandemia.

Esta que foi a 11ª edição do Prémio Manuel António da Mota distinguiuprojetos de instituições destinados a mitigar a crise epidémica, através do combate à pobreza e à exclusão social e da promoção da saúde, educação, emprego, inovação e empreendedorismo social, inclusão digital e tecnológica e apoio à família.

Foram atribuídos prémios aos três primeiros lugares e sete menções honrosas, num total de dez projetos.

O “Vida + em Meio Rural͘” tem como objetivo reforçar a atuação da Associação nas freguesias rurais do concelho da Covilhã, através da prestação de cuidados ao domicílio com enfoque nas áreas da saúde e psicossocial. Cerca de mil cidadãos seniores, isolados, dão forma ao público-alvo desta iniciativa.

Está previsto iniciar no próximo mês de dezembro e terá duração de cerca de 12 meses

“Para a Mutualista Covilhanense, é extremamente importante ser distinguida com iniciativas como esta, que nos permitem realizar novos projetos e, no caso do ‘Vida + em Meio Rural’, reforçar a nossa intervenção ao nível de serviços domiciliários integrados, de modo a mitigar os efeitos da pandemia e a promover o envelhecer em casa, além de potenciar um envelhecimento mais autónomo e saudável”, afirma Nelson Silva, presidente da Direção da Mutualista Covilhanense.

Sede da Mutualista Covilhanense

Nelson Silva sublinha ainda que o projeto é “sobretudo um serviço de proximidade, visto que iremos chegar a casa de seniores das freguesias rurais, combatendo o isolamento, e, através de uma equipa multidisciplinar, realizaremos avaliações, de forma a identificar as suas necessidades individuais e estabelecer planos de intervenção”.

O projeto da Mutualista Covilhanense prevê ações de promoção da saúde, da qualidade de vida e do bem-estar dos idosos.

O Prémio Manuel António da Mota é uma iniciativa da Fundação Manuel António da Mota, em parceria com a TSF.

Este é o quinto prémio nacional arrecadado pela Mutualista Covilhanense em 2020.

Nos últimos meses, através de vários projetos, a Associação foi premiada pelo Gulbenkian Cuida (da Fundação Calouste Gulbenkian), Caixa Social 2021 (da Caixa Geral de Depósitos), Programa Mais Ajuda (do Lidl Portugal”) e BPI “la Caixa” Seniores (do Banco BPI e Fundação La Caixa).

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

Ponto de Vista… por António Justo

Advento é o tempo da esperança Advento é o tempo de espera. Este ano com a característica de continuar...

Covid-19: Rússia regista mais de 26.000 casos pelo quarto dia consecutivo

A Rússia registou hoje mais de 26.000 novos casos de covid-19 pelo quarto dia consecutivo e 368 mortes causadas por esta...

Covid-19: Cerca de 90% dos docentes preocupados ou com medo de serem infetados nas escolas revela inquérito da Fenprof

Nove em cada dez professores estão preocupados ou têm medo de estar nas escolas por considerarem que estão a ser ignoradas regras...

Covid-19: Epidemiologista Anthony Fauci prevê “explosão” de casos após Ação de Graças

O epidemiologista norte-americano Anthony Fauci alertou hoje para um forte aumento do número de contaminações por covid-19, após o feriado de Ação...

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: