11.7 C
Castelo Branco
Terça-feira, Novembro 24, 2020
No menu items!
Início Regional Idanha-a-Nova adere a plataforma de desenvolvimento sustentável

Idanha-a-Nova adere a plataforma de desenvolvimento sustentável

Plataforma ODSlocal

A Câmara Municipal de Idanha-a-Nova aderiu à ODSlocal – Plataforma Municipal dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

A Plataforma ODSlocal está a criar um movimento nacional em torno dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos pelas Organização das Nações Unidas (ONU) na Agenda 2030, através damobilização dos municípios e, por essa via, dos restantes atores públicos e sociedade civil de forma exponencial e contagiante.

A adesão da Câmara Municipal de Idanha-a-Nova à plataformaresulta do alinhamento desta com os objetivos de desenvolvimento sustentável para o concelho, que é um território classificado pela UNESCO, acolhe projetos de economia verde no âmbito da estratégia Recomeçar e é, desde 2018, uma Bio-Região.

O acordo foi formalizado com a assinatura da Carta de Compromisso por parte do Presidente da Câmara Municipal, Armindo Jacinto, numa cerimónia online no dia 11 de novembro com a presença dos municípios aderentes e mensagens do Secretário-Geral das Nações Unidas, do Presidente da República e do Primeiro-Ministro.

A Plataforma ODSlocal é um projeto mobilizador e inclusivo que integra, entre outros componentes, um portal online dinâmico, de base tecnológica, o qual permite visualizar e acompanhar os progressos de cada município em relação aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, um Plano de Capacitação de agentes municipais e um Ciclo de Eventos de grande projeção mediática​.

Os 17 ODS constam da resolução da Organização das Nações Unidas intitulada “Transformar o nosso Mundo: Agenda 2030 de Desenvolvimento Sustentável”, que entrou em vigor a 1 de janeiro de 2016 e será aplicada até 2030.

Este documento aborda as várias dimensões do desenvolvimento sustentável e visa suscitar a mobilização quer dos meios humanos e recursos financeiros e tecnológicos indispensáveis, quer dos conhecimentos necessários para a sua efetiva concretização.

Neste esforço coletivo, todos são chamados a contribuir: os objetivos são globais, mas as ações à escala municipal vão fazer a diferença no cumprimento dos ODS no país e no mundo, sobretudo no contexto atual.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

Covid-19: Governo alerta 400 mil empresas para teletrabalho e máscara obrigatórios

O Ministério do Trabalho enviou hoje um e-mail a cerca de 400 mil empresas a alertar para a obrigatoriedade do teletrabalho nos...

Covid-19: Novos casos de infeção em Portugal descem há oito dias

Há oitos dias que o número de novos casos de infeção com o novo coronavirus revela um decréscimo, registando hoje 3.919, um...

DCA Talks: “Infográficos e animações na National Geographic”

Promovidas pela área do Design de Comunicação e Audiovisual da Escola Superior de Artes Aplicadas do IPCB, as DCA Talks têm como...

proTEJO e o município de Vila Franca de Xira convidam a cidadania a refletir sobre o controlo e a fiscalização da qualidade da água

O proTEJO – Movimento pelo Tejo e o Município de Vila Franca de Xira convidam os cidadãos e as populações ribeirinhas da...

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: