13.3 C
Castelo Branco
Segunda-feira, Novembro 23, 2020
No menu items!
Início Nacional Covid-19: Passageiros nos aeroportos nacionais diminuem 69% em setembro

Covid-19: Passageiros nos aeroportos nacionais diminuem 69% em setembro

Os aeroportos nacionais registaram um movimento de 1,9 milhões de passageiros em setembro, um decréscimo de 69%, depois de em agosto a queda ter sido de 65,9%, divulgou hoje o Instituto Nacional de Estatística (INE).

De acordo com as estatísticas rápidas do transporte aéreo referentes a setembro deste ano, registou-se, em setembro, uma inversão da tendência de recuperação no movimento de passageiros nos aeroportos do país.

No mês em análise, registou-se o movimento de 1,9 milhões de passageiros (embarques, desembarques e trânsitos diretos), representando uma diminuição de 69%, face ao mesmo período do ano passado, depois de quebras de 65,9% em agosto e 79,5% em julho.

Em setembro, aterraram nos aeroportos nacionais 10,8 mil aeronaves em voos comerciais, o que representa uma queda de 50,2%, comparativamente a setembro de 2019 (quebras de 46,4% em agosto e 62,0% em julho).

Já o movimento de carga e correio nos aeroportos nacionais totalizou 12,4 mil toneladas, correspondendo a uma diminuição de 29,8%, depois de quebras de 39,0% em agosto e 47,8% em julho.

”Analisando o número de aeronaves aterradas e o número de passageiros desembarcados diariamente entre janeiro e setembro de 2020, e comparando com o período homólogo, é visível o impacto da pandemia de covid-19 e das medidas adotadas ao nível do espaço aéreo a partir do início da segunda quinzena do mês de março”, refere o INE.

“Apesar da recuperação verificada nos meses de julho e de agosto, em setembro registou-se uma inversão da tendência, com reduções diárias superiores a 40% no número de aeronaves aterradas e a 60% no número de passageiros desembarcados”, acrescenta.

Entre 21 de agosto e 10 de setembro, período em que o Reino Unido incluiu Portugal na lista de países seguros para viajar, verificou-se uma menor redução do número de passageiros desembarcados nos aeroportos nacionais em voos provenientes do Reino Unido (-53,5%), quando comparada com a registada no acumulado dos restantes dias dos meses de agosto e setembro (-80,2%). O número de passageiros desembarcados nos aeroportos nacionais em voos provenientes do Reino Unido registou, em setembro, um decréscimo de 73,9% (-69,1% em agosto).

Numa análise aos primeiros nove meses do ano, aterraram nos aeroportos nacionais 77,7 mil aeronaves em voos comerciais (-55,9% face ao mesmo período homólogo) e foram movimentados 15,3 milhões de passageiros (-67,3%).

O aeroporto de Lisboa movimentou 51% do total de passageiros (7,8 milhões) e registou um decréscimo de 67,3%.

Considerando os três aeroportos com maior tráfego de passageiros, o aeroporto do Faro foi o que evidenciou uma maior quebra do número de passageiros movimentados entre janeiro e setembro (-75,4%).

Considerando o volume de passageiros desembarcados e embarcados em voos internacionais, nos primeiros nove meses, França foi o principal país de origem e de destino dos voos, seguindo-se o Reino Unido, que evidenciou a maior redução do número de passageiros desembarcados e embarcados face ao período homólogo (-73,9% e -72,9%, respetivamente).

Entre janeiro e setembro, registou-se uma diminuição de 31,8% no movimento de carga e correio nos aeroportos nacionais, atingindo 103,5 mil toneladas.

O movimento de mercadorias no aeroporto de Lisboa representou 65,0% do total, atingindo 67,2 mil toneladas (-39,4% face ao mesmo período do ano passado).

*LUSA

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

Covid-19: Plano de vacinação está a ser preparado “há meses” em Portugal diz DGS

A diretora-geral da Saúde disse hoje que o plano de vacinação contra a covid-19 em Portugal está a ser preparado “há meses”,...

Investigação desenvolvida no CNC-UC distinguida pela Sociedade Portuguesa de Genética Humana

Um estudo que desvendou o potencial da ativação do metabolismo do colesterol como uma futura terapia para a Doença de Machado-Joseph (DMJ), uma doença...

PMC Wine & Food traz-lhe 4 motivos para beber vinho antes do meio-dia

Entre um palato muito mais sensível e as possíveis harmonizações com a comida de pequeno almoço, um copo de vinho antes...

Festival Arrebita, que teve edição em Idanha, ganha Grande Prémio de Gastronomia

O festival de gastronomia Arrebita Portugal, que viajou até ao concelho de Idanha-a-Nova, em outubro deste ano, ganhou o Grande Prémio de...

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: