5.5 C
Castelo Branco
Terça-feira, Novembro 24, 2020
No menu items!
Início Regional Município da Sertã promove campanha “Direitos sem violência”

Município da Sertã promove campanha “Direitos sem violência”

No mês de novembro, o Município da Sertã vai promover uma campanha contra a violência por ocasião do Dia Mundial do Pijama (20 de novembro) e do Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres (25 de novembro).

Intitulada “Direitos sem Violência”, a campanha prevê a realização de diversas iniciativas que contam com a parceria da CPCJ Sertã (Comissão de Proteção de Crianças e Jovens), GNR da Sertã (Guarda Nacional Republicana) e Agrupamento de Escolas da Sertã.

O Dia Mundial do Pijama é uma iniciativa da Mundos de Vida, que se assinala anualmente a 20 de novembro, data que marca a Convenção Internacional dos Direitos da Criança, em que crianças até aos 10 anos, professores e educadores vestem o pijama que simboliza conforto, proteção e bem-estar, numa analogia à família que conforta e protege.

Neste dia, as crianças relembram os seus direitos, em especial o direito a crescer numa família e o direito à não-violência.

Por seu lado, a 25 de novembro assinala-se o Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres.

Em Portugal 85% das vítimas de violência doméstica em Portugal são mulheres de todas as condições e de todos os estratos sociais e económicos, sendo que em média uma em cada três mulheres é vítima de violência doméstica.

A efeméride visa alertar a sociedade para os vários casos de violência contra as mulheres, nomeadamente abuso ou assédio sexual, maus tratos físicos e psicológicos.

Nos casos de violência doméstica, as crianças acabam por tornar-se vítimas diretas, vendo comprometidos os seus direitos a uma família feliz e à segurança, afectando o seu normal e saudável desenvolvimento.

Por esta razão, ambas as efemérides, Dia Mundial do Pijama e Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres, serão assinaladas em conjunto, estando presentes nas várias iniciativas promovidas pelo Município da Sertã, CPCJ Sertã (Comissão de Proteção de Crianças e Jovens), GNR (Guarda Nacional Republicana) e Agrupamento de Escolas da Sertã.

A cada uma das oito escolas básicas do concelho da Sertã será atribuído um direito e a cada direito corresponderá um mês no calendário 2021 que será distribuído em operações “Stop à Violência!” que serão dinamizadas por elementos da GNR e crianças do 1.º ciclo do Ensino Básico na Sertã (20 e 25 de novembro) e Cernache do Bonjardim (23 de novembro).

O objectivo passa por sensibilizar condutores e transeuntes para as temáticas em questão, entregando-lhes o calendário com desenhos elaborados pelas crianças e mensagens anti-violência.

Na Vila da Sertã, a turma de Multimédia do Agrupamento de Escolas da Sertã, realizará um VoxPop, recolhendo testemunhos da comunidade relativos a temática da violência e registando os momentos da operação “Stop à Violência!”, assim como entrevistas ao presidente da Câmara Municipal da Sertã, à presidente da CPCJ da Sertã, ao Comandante do Destacamento Territorial da  GNR da Sertã e à procuradora do Ministério Público.

Refira-se que todo o trabalho desenvolvido nestas efemérides será posteriormente apresentado publicamente a 14 de fevereiro de 2021, numa acção de prevenção de violência doméstica, dirigida à comunidade escolar do ensino secundário.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

Novo aeroporto de Luanda sem financiamento adicional e obra retomada no início de 2021

O ministro dos Transportes angolano garantiu hoje que o novo Aeroporto Internacional de Luanda não terá financiamentos adicionais, e que as obras...

Covid-19: Público vai regressar aos estádios ingleses a partir de 02 dezembro

O público vai poder regressar a alguns estádios de Inglaterra a partir de 02 de dezembro, de acordo com limites determinados pela...

Covid-19: Retalho e restauração com perdas superiores a 75% no fim de semana

O retalho e a restauração registaram perdas de 76% no último fim de semana, o segundo com recolher obrigatório e limitações no...

Covid-19: Plano de vacinação está a ser preparado “há meses” em Portugal diz DGS

A diretora-geral da Saúde disse hoje que o plano de vacinação contra a covid-19 em Portugal está a ser preparado “há meses”,...

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: