12.2 C
Castelo Branco
Quinta-feira, Dezembro 3, 2020
No menu items!
Início Internacional Município da Sertã associa-se à Semana Europeia da Prevenção de Resíduos

Município da Sertã associa-se à Semana Europeia da Prevenção de Resíduos

O Município da Sertã associa-se mais uma vez à Semana Europeia da Prevenção dos Resíduos que, em 2020, decorre de 21 a 29 de novembro.

A iniciativa visa sobretudo sensibilizar a população para a problemática dos resíduos e, este ano, é alusiva à temática dos “Resíduos Invisíveis”, aludindo à quantidade de resíduos gerada ao longo do processo de fabrico dos mais diversos equipamentos do quotidiano.

A produção de um computador portátil de 3kg gera cerca 1200 kg de resíduos invisíveis. O fabrico de um smartphone com menos de 200 gramas, juntamente com a sua pequena embalagem, produz cerca de 86kg de resíduos.

Por outro lado, a produção de umas calças de 445g resulta em 25kg de resíduos.

Para assinalar a Semana Europeia da Prevenção de Resíduos o Município da Sertã disponibiliza no seu site institucional o quizz “Separar o lixo pode ser desafiante. Sabe mesmo reciclar?”.

Composto por 15 perguntas, visa testar os conhecimentos relacionados com a separação do lixo e a reciclagem, passando a mensagem de forma lúdica e interativa.

A Semana Europeia da Prevenção dos Resíduos pretende consciencializar a comunidade em geral para a quantidade de resíduos gerada de forma inconsciente e alertar para a importância da pegada ecológica, devendo a decisão de compra ser mais consciente e informada.

A diminuição dos resíduos invisíveis passa também pela adopção de determinadas atitudes e comportamentos, nomeadamente comprar em segunda mão, alugar e partilhar produtos (em vez de adquirir novos), consumo sustentável (optar por objectos reciclados) e prolongar a vida dos produtos através da reutilização e da reparação.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

Covid-19: Epidemia atingiu o pico em Portugal no dia 25 de novembro

A epidemia de Covid-19 atingiu o pico da sua incidência em Portugal no dia 25 de novembro, verificando-se já uma tendência de descida, disse...

Covid-19: Disponibilidade dos farmacêuticos e das farmácias

VACINA COVID-19 No momento da elaboração do Plano de Vacinação contra a Covid-19, os Farmacêuticos e as Farmácias afirmam publicamente a sua disponibilidade para integrarem...

Rangel lança serviço de grupagem ‘Connecting Africa’

SOLUÇÃO RESPONDE ÀS CONTINGÊNCIAS IMPOSTAS PELA PANDEMIA A Rangel Logistics Solutions (RLS) anunciou recentemente o lançamento do serviço “Connecting Africa”, uma solução que se dedica às importações...

ESCLARECIMENTO: Gabinete do Ministro de Estado, da Economia e Transição Digital

ESCLARECIMENTO "Ao longo dos últimos dias têm sido sistematicamente veiculadas, nos noticiários de diversos órgãos de comunicação social, afirmações de membros do movimento autointitulado “a pão e...

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: