6.6 C
Castelo Branco
Quinta-feira, Dezembro 9, 2021
No menu items!
InícioInternacionalMunicípio da Sertã associa-se à Semana Europeia da Prevenção de Resíduos

Município da Sertã associa-se à Semana Europeia da Prevenção de Resíduos

O Município da Sertã associa-se mais uma vez à Semana Europeia da Prevenção dos Resíduos que, em 2020, decorre de 21 a 29 de novembro.

A iniciativa visa sobretudo sensibilizar a população para a problemática dos resíduos e, este ano, é alusiva à temática dos “Resíduos Invisíveis”, aludindo à quantidade de resíduos gerada ao longo do processo de fabrico dos mais diversos equipamentos do quotidiano.

A produção de um computador portátil de 3kg gera cerca 1200 kg de resíduos invisíveis. O fabrico de um smartphone com menos de 200 gramas, juntamente com a sua pequena embalagem, produz cerca de 86kg de resíduos.

Por outro lado, a produção de umas calças de 445g resulta em 25kg de resíduos.

Para assinalar a Semana Europeia da Prevenção de Resíduos o Município da Sertã disponibiliza no seu site institucional o quizz “Separar o lixo pode ser desafiante. Sabe mesmo reciclar?”.

Composto por 15 perguntas, visa testar os conhecimentos relacionados com a separação do lixo e a reciclagem, passando a mensagem de forma lúdica e interativa.

A Semana Europeia da Prevenção dos Resíduos pretende consciencializar a comunidade em geral para a quantidade de resíduos gerada de forma inconsciente e alertar para a importância da pegada ecológica, devendo a decisão de compra ser mais consciente e informada.

A diminuição dos resíduos invisíveis passa também pela adopção de determinadas atitudes e comportamentos, nomeadamente comprar em segunda mão, alugar e partilhar produtos (em vez de adquirir novos), consumo sustentável (optar por objectos reciclados) e prolongar a vida dos produtos através da reutilização e da reparação.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: