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Altice Portugal apresenta resultados do 3º trimestre 2020

Altice Portugal retoma a rota de crescimento da Receita e do EBITDA e atinge a Liderança total em todos os serviços de Telecomunicações em Portugal. No 3º Trimestre as Receitas fixaram-se em 541,1M€, crescendo +0,9% YoY e o EBITDA atingiu os 216,9M€ o que representa um aumento de +0,5% face ao período homólogo.

  • 3º Trimestre com Receitas Totais de 541,1M€, o que significa um crescimento de +0,9% face ao período homólogo. No acumulado dos 9 meses do ano, a Receita fixou-se nos 1.562,9M€, estabilizada face ao período homólogo;
  • O Investimento, no período, continuou a aumentar versus período homólogo, +21,1% atingindo 120,2M€ no Trimestre. Nos 9 meses do ano o CAPEX fixou-se em 338,4M€, + 14,5% que o mesmo período do ano anterior;
  • A Altice Portugal continuou a expandir a sua rede de Fibra Ótica, adicionando mais 70 mil casas no 3º Trimestre de 2020, apesar de ter já atingido no Trimestre anterior a marca definida para o final do ano 2020 (de 5,3 milhões de casas passadas com Fibra Ótica);
  • Líder incontestada em todos os serviços de telecomunicações em Portugal, após ter lançado o serviço de Televisão por Subscrição há apenas 12 anos.

O 3º Trimestre de 2020 revelou uma vez mais a sustentabilidade do desempenho da Altice Portugal, tanto nas Receitas como no EBITDA, embora os impactos da pandemia Covid- 19 se tenham prolongado ao longo deste trimestre.

A evolução das Receitas em termos homólogos revelou um crescimento de +0,9%, e de +8,3% em relação ao trimestre anterior, fortemente justificado pelo impacto da pandemia e confinamento nesses meses.

Apesar da interrupção, no 2º Trimestre de 2020, da trajetória de crescimento da Receita da Altice Portugal desde o início de 2019 (+0,4% no 1º trimestre de 2019, +1,1% no 2º trimestre de 2019, +2,1% no 3º trimestre de 2019, +3,3% no 4º trimestre de 2019, +2,6% no 1º trimestre de 2020, -4,2% no 2º trimestre de 2020 e +0,9% no 3º trimestre de 2020), os resultados recuperaram neste trimestre, através do crescimento das Vendas, especialmente telemóveis, da retoma das Receitas de Conteúdos Premium Desportivos e de alguma melhoria das Receitas de Roaming, apesar dos significativos impactos decorrentes da redução abrupta e expressiva do Turismo em Portugal.

Após a marca histórica de crescimento homólogo de +1,8% obtido no 1º Trimestre de 2020, o EBITDA regressa novamente à rota de crescimento, com um aumento no 3º Trimestre de +0,5%, impulsionado pelo crescimento das Receitas associado a um movimento de contenção dos Custos Operacionais.

Apesar da manutenção de um contexto económico adverso, a Altice Portugal continuou a reforçar o Investimento, com o Capex, no 3º trimestre de 2020 a atingir o valor de 120,2 milhões de euros.

O Investimento continuou a aumentar neste trimestre +21,0 milhões de euros (+21,1%) em comparação com o mesmo período do ano passado, e +6,3 milhões de euros (+5,6%) face ao 2º Trimestre de 2020.

A Altice Portugal atingiu no final do 2º Trimestre de 2020, a meta estabelecida para 2020 de 5,3 milhões de casas passadas com Fibra, tendo no 3º Trimestre adicionado +70 mil casas à sua base total.

No acumulado dos 9 meses, o total de casas passadas foi de 446 mil, das quais 386 mil foram realizadas na rede da FastFiber.

Mesmo em cenário económico adverso, o desempenho Operacional ultrapassou os trimestres anteriores, atingindo níveis recorde em Acréscimos Líquidos de RGU do negócio Fixo, +52 mil neste trimestre. Paralelamente, os Clientes Únicos do Segmento Consumo registaram +10 mil Adições Líquidas, alavancadas na manutenção do ritmo de Adições Brutas e de Desligamentos a um nível record.

Estes resultados demostram a dinâmica, resiliência e sustentabilidade da atividade operacional de ambos os Segmentos, Consumo e Serviços Empresariais, e a manutenção da liderança na captação do crescimento do mercado.

A confirmação da notável performance operacional é pública e noticiada pelo Regulador Português no 3º Trimestre de 2020, onde os indicadores oficiais demostram que a Altice Portugal conseguiu em Junho de 2020, a Liderança no serviço de Televisão por Subscrição.

Com apenas 12 anos de história, a MEO conseguiu destronar o operador “incumbente” de Televisão por Cabo.

Pelo 3º Semestre consecutivo, a Altice Portugal é também reconhecida pelo Regulador como a operadora com menor número de reclamações por mil clientes.

Tudo isto completa um novo ciclo na história da Empresa, uma vez que se torna líder incontestada em todos os serviços de Telecomunicações em Portugal.

As Adições Líquidas dos 3 serviços âncora do Negócio Fixo e Convergente, a Voz, a Banda Larga e a TV, registaram um total de 52 mil no 3º Trimestre de 2020, prosseguindo a evolução consistente do crescimento do Parque de Serviços desde o ano anterior, o que é demostrado por +159 mil nos últimos 12 meses (+38 mil no 3º Trimestre de 2019, +28 mil no 4º Trimestre de 2019, +37 mil no 1º Trimestre de 2020, +42 mil no 2º Trimestre de 2020 e finalmente +52 mil no 3º Trimestre).

Esta rota de desempenho sustentado também se manteve no Negócio Móvel, tendo a Altice Portugal crescido a Base de Clientes Pós-Pagos em +30 mil no 3º Trimestre de 2020, e 171 mil nos últimos 4 trimestres (+56 mil no 3º Trimestre de 2019, +42 mil no 4º Trimestre de 2019, +52 mil no 1º Trimestre de 2020, +48 mil no 2º Trimestre de 2020).

Na soma dos 9 meses do ano e em termos homólogos, a Altice Portugal conseguiu estabilizar a evolução da Receita e do EBITDA (-0,2% e -1,1%, respetivamente), em resultado do ininterrupto crescimento da Base de Clientes e de Serviços, e controlo dos Custos Operacionais, apesar do contexto económico desfavorável fruto situação pandémica que se iniciou em Portugal no final do 1º Trimestre deste ano.

Segmento Consumo | 3º Trimestre 2020

Neste 3º Trimestre, o Segmento Consumo atingiu um valor de Receita de 304,3 milhões de euros, o que resultou num crescimento homólogo de +1,4% versus o total de 300,1 milhões de euros obtidos no mesmo período do ano anterior.

No 3º trimestre de 2020, com a pandemia COVID-19 ainda a afetar de forma significativa a economia, a prioridade continuou a ser a entrega de um portfólio inovador, potenciando a melhor experiência do cliente, e apesar da nova realidade forçada pela situação pandémica, o Segmento conseguiu adaptar-se rapidamente e responder ao desafio.

Assistiu-se à retoma das Receitas dos Canais Premium Desportivos e já a alguma recuperação das Vendas de Equipamentos e das Receitas de Roaming, tendo o Segmento apresentado um crescimento de +7,2% face ao valor de Receitas do trimestre anterior.

O Segmento voltou ao caminho de recuperação sustentada iniciada em 2018, com base no crescimento contínuo da Base de Clientes, alavancado tanto em Novos Clientes como no controlo dos Desligamentos, fator fundamental para superar os impactos da crise global.

Segmento de Serviços Empresariais | 3º Trimestre 2020 [Combina os Segmentos Empresarial – B2B, Wholesale e as restantes Unidades de Negócio da Altice Portugal]

O Segmento de Serviços Empresariais encerrou o 3º Trimestre do ano com um volume de Receitas a fixar-se em 236,7 milhões de euros que contrasta com os 236,0 milhões de euros registados em igual período do ano anterior.

Esta evolução homóloga representa uma variação de +0,3% que fez retomar o crescimento homólogo das Receitas, interrompido no trimestre anterior pela situação pandémica e consequente confinamento.

O 3º Trimestre marcou o início de uma frágil recuperação económica para uma nova realidade, limitada por fortes e dispendiosos requisitos de distanciamento social para as Empresas, enquanto os clientes gradualmente recuperam a sua confiança no meio da pandemia COVID-19.

A Altice Empresas continuou a ajustar, a inovar e a reinventar o seu portfólio de serviços durante este período de incerteza adicional.

O desempenho sustentado do Segmento, que viu as suas Receitas crescerem +9,7% face ao trimestre anterior, sublinha a natureza crítica dos serviços que a Altice Empresas presta aos seus clientes.

A fiabilidade das Redes e a Qualidade de Serviço foram fundamentais para manter esta evolução sólida e a manutenção da liderança de mercado nas principais linhas de negócio Telco tradicional enquanto, em paralelo, o apoio aos clientes na via da transformação digital e novos serviços, fundamental para ultrapassar esta crise global, foi inquestionável.

Destaques e Eventos durante o 3T 2020

O evento mais marcante deste trimestre foi, sem dúvida, o anúncio feito pelo Regulador Português da conquista da Liderança no serviço de Televisão por Subscrição pela Altice Portugal e a confirmação desta liderança nos restantes serviços de comunicações em Portugal.

E, apesar da situação inusitada atravessada durante este ano de 2020, é de relevar uma série de eventos marcantes realizados no 3º Trimestre:

  • A MEO é uma vez mais pioneira, lançando um novo serviço, disruptivo e sem precedentes no setor das comunicações, a MEO Energia. “Liga-te a uma nova energia” é o mote de um novo serviço que aposta ser 100% verde e produzido exclusivamente a partir de fontes renováveis. Aos clientes MEO são concedidos benefícios de comunicação, tais como velocidade adicional na internet fixa e planos complementares de internet móvel. Até final de Setembro, a MEO Energia tinha já mais de 14 mil subscrições.
  • O compromisso da Altice Portugal em melhorar a experiência dos seus clientes foi novamente demonstrado na modernização e renovação de mais 8 lojas físicas por todo o território nacional, em Faro, Portimão, Tomar, Porto (2 lojas), Vila Real, Lisboa, Guimarães.
  • Apesar da pandemia COVID-19, a MEO promoveu eventos de forma responsável e segura, mantendo-se fiel ao seu propósito de proximidade e humanização:
    • MEO Sudoeste – Apesar de ter sido adiado para 2021, a MEO uniu esforços com o promotor do evento para assinalar o dia em que se esperava que o maior festival português de Verão começasse a sua edição de 2020, proporcionando aos seguidores deste festival a oportunidade de assistirem a concertos ao vivo.
    • MEO Portugal Cup of Surfing – A MEO apoiou o movimento World Surf League Countdown, que incluiu uma série de eventos com vista a que os surfistas europeus pudessem preparar-se para a competição, depois de esta ter sido interrompida durante grande parte do ano.
    • The Unwanted Shapes, Covid Waste Edition – Na sequência do movimento lançado o ano passado, que consciencializou para o tremendo impacto da quantidade crescente de plástico presente nos Oceanos, este ano e em parceria com o Turismo de Portugal, a MEO lançou um Open Call a todos os shapers do mundo para participar, e projetar uma prancha feita de resíduos COVID-19, como máscaras, garrafas de gel e luvas.
  • A Altice Empresas lançou a campanha “Empresas que mudam Portugal” que visa reposicionar a marca como catalisador para a recuperação da economia em Portugal e também como parceiro tecnológico com soluções para todos os tipos de negócios e setores de atividade.
  • Este trimestre foi caracterizado por diversos Prémios e reconhecimento global, tanto em cerimónias nacionais como internacionais, pelos seus projetos de Comunicação, Marca e Eventos e Patrocínios:
    • Mais uma vez, a MEO foi distinguida como Melhor Operador de Telecomunicações em Portugal pela Marketeer, e o MEO Sudoeste foi também distinguido como Melhor Grande Festival pelos Iberian Festival Awards 2020.
    • Ainda neste trimestre foram destacados projetos relacionados com a sustentabilidade e responsabilidade social, um dos pilares estratégicos da Altice, como são os casos da Lisboa Capital Verde e The Unwanted Shapes.
  • A MEO deu nome à maior prova de motociclismo do mundo “MEO Grande Prémio de Portugal” que regressou este ano ao nosso país.
  • Em termos de experiência do serviço TV:
    • A Altice Portugal e a MEO encetaram mais uma renovação tecnológica, disponibilizando o seu serviço de TV numa nova caixa de TV Android. Uma experiência de entretenimento mais simples e personalizada com qualidade inigualável.
    • A MEO reforçou a sua oferta de conteúdos para crianças, sendo também o primeiro operador em Portugal a lançar o Nick+, um serviço de TV premium que permite o acesso ao melhor da Nickelodeon e Nick JR, incluindo estreias exclusivas e temporadas completas.
    • A MEO centrou-se no entretenimento e nas novas tendências dos consumidores de TV, com o lançamento da Acorn TV, um serviço de conteúdos premium, que permite o acesso a conteúdos exclusivos de origem britânica.
  • Com a chegada do Verão, a Altice Portugal em parceria com a Garnier e a Liga Portuguesa Contra o Cancro estiveram presentes nas praias com ações de sensibilização para os riscos associados à exposição solar excessiva.
  • A Altice Portugal aderiu à Campanha da Fundação Ageas doando equipamentos e serviços de internet que permitirão às crianças e jovens ter acesso à educação através de meios digitais.

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