Projeto da Mutualista Covilhanense já está no terreno, em formato online até ao fim da pandemia, e conta com vários parceiros
Depois do sucesso de 2016, o Programa de Saúde Infantil “Mutualista com as Crianças” está de volta para uma segunda edição, a decorrer ao longo deste ano letivo, agora com o apoio do “Mais Ajuda”, do Lidl Portugal, uma nova vertente associada ao projeto, a da educação ambiental, e direcionado para as crianças que frequentam o pré-escolar e o 1º ciclo do ensino básico de escolas das aldeias do concelho da Covilhã.
A Escola Básica de Aldeia de São Francisco de Assis recebeu esta terça-feira (24 de novembro) a sessão inaugural do projeto, realizada online e em simultâneo para as crianças do jardim-de-infância local.
Em virtude do atual contexto pandémico provocado pela Covid-19, o “Mutualista com as Crianças” vai decorrer via internet com ligações às salas de aulas das escolas, com recurso a plataformas de vídeo chamada.
Quando (e caso) a atual situação de pandemia se altere, o programa poderá voltar ao seu formato original, que é o presencial e com rastreios de obesidade, visual e auditivo a complementar as sessões temáticas com atividades como workshops, demonstrações, conversas / debates ou trabalhos manuais.
A sessão inaugural foi acerca da saúde visual, sobre a sua importância e com conselhos e dicas para uma correta proteção ao longo do ano, reunindo 10 crianças, com idades compreendidas entre os três e os nove anos.
O programa do “Mutualista com as Crianças” inclui cinco sessões temáticas, com diversas dinâmicas adaptadas ao meio online: “Obesidade Infantil não!” (Alimentação), com a nutricionista Juliana Batista (Dra. Salada de Frutas); “Lavar os dentinhos sempre!” (Saúde Oral), com o médico dentista João Coelho (Dr. Dentes Branquinhos), da Clínica do Jardim; “As minhas emoções” (Emoções), com a psicóloga Isabel Malaca (Dra. Cabeça Coração); “Reciclar para do Ambiente Cuidar!” (Reciclagem de Medicamentos), com o farmacêutico João Matias (Dr. Amiguinho do Ambiente), da Farmácia da Mutualista; e “Vamos lá cuidar dos Olhinhos” (Saúde Visual), com a optometrista Sara Pedro e/ou a ortoptista Sara Carrola (Dra. Olhinho de Lince), das Ópticas Lince.

“Pretendemos, através desta segunda edição, continuar a estimular hábitos de vida saudáveis desde a infância e, no campo do ambiente, sensibilizar para as questões ambientais, assim como para a problemática das alterações climáticas”, explica Nelson Silva, presidente da direção da Mutualista Covilhanense.
“É um projeto que conta com várias parcerias importantes e que está a merecer grande acolhimento por parte das escolas”, refere ainda o dirigente.
Para além do Lidl Portugal, através do Programa “Mais Ajuda”, o “Mutualista com as Crianças” tem no seu arranque como parceiros o Agrupamento de Escolas do Teixoso, o Agrupamento de Escolas Frei Heitor Pinto, as juntas de freguesia de Verdelhos e de Aldeia de São Francisco de Assis, a Clínica do Jardim (Medicina Dentária), as Ópticas Lince, os profissionais de saúde envolvidos e ainda, à semelhança da primeira edição, também com o Jornal do Fundão e a Rádio Cova da Beira.
Paralelamente às sessões, tanto para a vertente da Saúde como para a do Ambiente, o “Mutualista com as Crianças” aposta na produção de ferramentas e material didático, para utilização e distribuição pela comunidade escolar.
Após cada sessão temática, é entregue às crianças um kit com informação e material diverso, para partilhar em casa, com o objetivo de sensibilizar também as famílias para os assuntos abordados.
Em 2016, entre junho e setembro, a Mutualista Covilhanense realizou a primeira edição do “Mutualista com as Crianças” nas suas instalações e recebeu dezenas de grupos de crianças, maioritariamente em regime de ATL de verão, mas também de escolas e jardins-de-infância, sobretudo da cidade, registando um cumulativo de 800 inscrições nas diferentes sessões temáticas e realizando 600 rastreios, gratuitamente.
Este ano, a Associação foi contemplada pelo Programa “Mais Ajuda”, do Lidl, para executar esta segunda edição do “Mutualista com as Crianças” em escolas das freguesias rurais do concelho da Covilhã.