11.9 C
Castelo Branco
Segunda-feira, Janeiro 25, 2021
No menu items!
Início Regional “Mutualista com as Crianças” arranca nas escolas das aldeias do concelho da...

“Mutualista com as Crianças” arranca nas escolas das aldeias do concelho da Covilhã

Projeto da Mutualista Covilhanense já está no terreno, em formato online até ao fim da pandemia, e conta com vários parceiros

Depois do sucesso de 2016, o Programa de Saúde Infantil “Mutualista com as Crianças” está de volta para uma segunda edição, a decorrer ao longo deste ano letivo, agora com o apoio do “Mais Ajuda”, do Lidl Portugal, uma nova vertente associada ao projeto, a da educação ambiental, e direcionado para as crianças que frequentam o pré-escolar e o 1º ciclo do ensino básico de escolas das aldeias do concelho da Covilhã.

A Escola Básica de Aldeia de São Francisco de Assis recebeu esta terça-feira (24 de novembro) a sessão inaugural do projeto, realizada online e em simultâneo para as crianças do jardim-de-infância local.

Em virtude do atual contexto pandémico provocado pela Covid-19, o “Mutualista com as Crianças” vai decorrer via internet com ligações às salas de aulas das escolas, com recurso a plataformas de vídeo chamada.

Quando (e caso) a atual situação de pandemia se altere, o programa poderá voltar ao seu formato original, que é o presencial e com rastreios de obesidade, visual e auditivo a complementar as sessões temáticas com atividades como workshops, demonstrações, conversas / debates ou trabalhos manuais.

A sessão inaugural foi acerca da saúde visual, sobre a sua importância e com conselhos e dicas para uma correta proteção ao longo do ano, reunindo 10 crianças, com idades compreendidas entre os três e os nove anos.

O programa do “Mutualista com as Crianças” inclui cinco sessões temáticas, com diversas dinâmicas adaptadas ao meio online: “Obesidade Infantil não!” (Alimentação), com a nutricionista Juliana Batista (Dra. Salada de Frutas); “Lavar os dentinhos sempre!” (Saúde Oral), com o médico dentista João Coelho (Dr. Dentes Branquinhos), da Clínica do Jardim; “As minhas emoções” (Emoções), com a psicóloga Isabel Malaca (Dra. Cabeça Coração); “Reciclar para do Ambiente Cuidar!” (Reciclagem de Medicamentos), com o farmacêutico João Matias (Dr. Amiguinho do Ambiente), da Farmácia da Mutualista; e “Vamos lá cuidar dos Olhinhos” (Saúde Visual), com a optometrista Sara Pedro e/ou a ortoptista Sara Carrola (Dra. Olhinho de Lince), das Ópticas Lince.

Durante o arranque da sessão inaugural

“Pretendemos, através desta segunda edição, continuar a estimular hábitos de vida saudáveis desde a infância e, no campo do ambiente, sensibilizar para as questões ambientais, assim como para a problemática das alterações climáticas”, explica Nelson Silva, presidente da direção da Mutualista Covilhanense.

“É um projeto que conta com várias parcerias importantes e que está a merecer grande acolhimento por parte das escolas”, refere ainda o dirigente.

Para além do Lidl Portugal, através do Programa “Mais Ajuda”, o “Mutualista com as Crianças” tem no seu arranque como parceiros o Agrupamento de Escolas do Teixoso, o Agrupamento de Escolas Frei Heitor Pinto, as juntas de freguesia de Verdelhos e de Aldeia de São Francisco de Assis, a Clínica do Jardim (Medicina Dentária), as Ópticas Lince, os profissionais de saúde envolvidos e ainda, à semelhança da primeira edição, também com o Jornal do Fundão e a Rádio Cova da Beira.

Paralelamente às sessões, tanto para a vertente da Saúde como para a do Ambiente, o “Mutualista com as Crianças” aposta na produção de ferramentas e material didático, para utilização e distribuição pela comunidade escolar.

Após cada sessão temática, é entregue às crianças um kit com informação e material diverso, para partilhar em casa, com o objetivo de sensibilizar também as famílias para os assuntos abordados.

Em 2016, entre junho e setembro, a Mutualista Covilhanense realizou a primeira edição do “Mutualista com as Crianças” nas suas instalações e recebeu dezenas de grupos de crianças, maioritariamente em regime de ATL de verão, mas também de escolas e jardins-de-infância, sobretudo da cidade, registando um cumulativo de 800 inscrições nas diferentes sessões temáticas e realizando 600 rastreios, gratuitamente.

Este ano, a Associação foi contemplada pelo Programa “Mais Ajuda”, do Lidl, para executar esta segunda edição do “Mutualista com as Crianças” em escolas das freguesias rurais do concelho da Covilhã.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: