12.2 C
Castelo Branco
Quarta-feira, Janeiro 27, 2021
No menu items!
Início Cultura Adufeiras de Monsanto em espectáculo no Teatro Nacional São João

Adufeiras de Monsanto em espectáculo no Teatro Nacional São João

As Adufeiras de Monsanto vão participar no espectáculo inédito “talvez… Monsanto”, que vai ser apresentado nos dias 3, 4 e 5 de dezembro no Teatro Nacional São João, no Porto.

O espectáculo é da autoria de Ricardo Pais e nasceu de uma expedição que este encenador, o percussionista Rui Silva e o compositor e guitarrista Miguel Amaral fizeram a Monsanto, icónico lugar beirão, uma pétrea e histórica aldeia onde se aninham canções, litanias, rezas e lendas.

Essas matérias ancestrais são reconfiguradas neste espectáculo por músicas e linguagens de cena mais urbanas, como o fado e o vídeo.

“talvez… Monsanto” constrói-se, então, como um ritual, em que se sai e entra da palavra dita ou cantada, da música e, sobretudo, dos ritmos e percussões.

Mais do que um concerto, Ricardo Pais propõe-nos uma coreografia de sinais, gestos, imagens e sons.

Uma teia de figurações onde todos os intérpretes, de que destacamos as Adufeiras de Monsanto, a atriz Luísa Cruz e o fadista Miguel Xavier, que alimentam a ilusão de que são personagens de um drama.

Onde se representa, ainda e sempre, a imensa tristeza e a imensa alegria de ser português.

As Adufeiras de Monsanto estarão, em palco, a representar a marca Idanha – Cidade Criativa da Música da UNESCO.

Esta é uma coprodução da Subcutâneo – Associação Cultural, da Câmara Municipal de Viseu e do Teatro Nacional São João que, honrosamente, debruçaram o seu olhar sobre Monsanto, no concelho de Idanha-a-Nova.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: