11.9 C
Castelo Branco
Segunda-feira, Janeiro 25, 2021
No menu items!
Início Regional Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres

Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres

Campanha dia 25 de novembro de 2020

Com o objetivo de assinalar o Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres, que é assinalado em todo o mundo a 25 de novembro de 2020, a Amato Lusitano – Associação de Desenvolvimento (AL-AD), através da Estrutura de Atendimento a Vítimas de Violência Doméstica (EAVVD) e do projeto Bem-me-Quer 4G, desenvolveu uma campanha de sensibilização, no sentido do desconstruir alguns preconceitos e mitos acerca da temática Violência Doméstica.

A idealização desta campanha direcionou-se para um público-alvo que considerámos
importante focar e sensibilizar, os/as funcionários/as de empresas/fábricas localizadas nos diferentes Concelhos em que a EAVVD presta os seus serviços descentralizados, sendo os mesmos: Castelo Branco; Idanha-a-Nova; Oleiros; Penamacor; Proença-a-Nova; Sertã; Vila de Rei e Vila Velha de Ródão.

Esta iniciativa centrou-se na aplicação de um conjunto de autocolantes, apelativos do
ponto de vista cromático, com diferentes preconceitos e mitos e a sua respetiva simplificação escrita.

Mito 1

Estes conjuntos de autocolantes foram colocados em locais estratégicos, tais como
sanitários, locais de refeições e vitrines, uma vez que se tratam de pontos de passagem, o que consequentemente aumentou a probabilidade de os autocolantes com os respetivos mitos serem observados, lidos e a sua mensagem desmistificada.

A campanha teve como um dos principais objetivos, a orientação a uma desconstrução simplificada e acessível do ponto de vista gramatical, a todo o público-alvo abrangido, de forma que a sua desconstrução possa mais facilmente conduzir a uma reflexão baseada em argumentos factuais, num sentido indicativo de que a Violência Doméstica é um crime público, e que a sua denúncia é um dever de todos/as os/as cidadãos/ãs.

Várias foram as empresas que colaboraram com esta iniciativa: Ibersaco e Euromel de Penamacor; Sementes Vivas de Idanha -a- Nova; Estrela da Beira e Carpinhal de Vila de Rei; Navigator de Vila Velha de Rodão; Presuntos Pires Lourenço, Catering Roxo e Schreiber Foods de Castelo Branco; José Afonso e Filhos em Oleiros; Ambienti D´Interni de Proença- a – Nova.

Reforçamos que os serviços de atendimento à vítima são gratuitos e confidenciais, sendo prestado apoio emocional/psicológico e social e aconselhamento ao nível de informação jurídica.

Mito 2

Os serviços estão sediados na Rua da Fonte Nova, Nº 1, Quinta da Fonte Nova, R/C Drtº. 6000 – 167 Castelo Branco e poderão ser contactados através do email:
nav.cbranco.amatolusitano@gmail.com ou pelos telefones 272 321 332 | 961 948 967.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: