12.8 C
Castelo Branco
Terça-feira, Janeiro 26, 2021
No menu items!
Início Internacional LIVRE pede esclarecimentos ao governo português pela posição assumida no Conselho da...

LIVRE pede esclarecimentos ao governo português pela posição assumida no Conselho da União Europeia

O Público noticiou ontem que Portugal, através da posição do governo no Conselho da União Europeia, se opôs a um mecanismo de defesa do Estado de direito na UE.

O Ministério dos Negócios Estrangeiros justifica esta posição com a necessidade de se assegurar um consenso entre todos os países da União. 

O LIVRE vê com espanto este alegado posicionamento oficial do governo no Conselho da União Europeia, órgão com poder de decisão e que tem sucessivamente atuado com uma grande falta de transparência.

Se fizeram sentido as constantes críticas ao PSD e CDS, partidos associados ao Partido Popular Europeu, do qual faz parte o partido húngaro Fidesz, de normalização do regime de Viktor Orbán, é difícil agora compreender esta posição por parte de um governo apoiado pelo PS. 

António Costa, que tem assumido uma posição ambígua quanto à ultrapassagem de linhas vermelhas do Estado de direito quando está em causa o orçamento plurianual e o fundo de recuperação europeu, deve esclarecer como se posiciona o Governo nas decisões privadas do Conselho, cujas consequências ditarão a continuidade de uma União a que possamos chamar democrática e respeitadora dos direitos fundamentais. 

Urge clarificar posições. A procura estéril da neutralidade acaba a beneficiar quem abusa dos mecanismos de construção de uma União justa. 

“O governo português, que a partir de  janeiro terá a presidência do Conselho da União Europeia, deve pugnar pelo respeito dos direitos fundamentais e pela separação de poderes através de todos os mecanismos ao seu alcance.”, refere o LIVRE em nota à imprensa.

Permitir a erosão democrática na União é a condição para a tornar irrelevante.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: