14 C
Castelo Branco
Sábado, Outubro 16, 2021
No menu items!
InícioRegionalNos 40 anos do IPG Joaquim Brigas diz que se“pôs fim à...

Nos 40 anos do IPG Joaquim Brigas diz que se“pôs fim à estagnação do ensino” na instituição

Impedido de celebrar o seu 40º aniversário presencialmente, o Instituto Politécnico da Guarda colocou no site uma mensagem do presidente. Nela são recordados os números do aumento de estudantes nos últimos dois anos. Segundo Joaquim Brigas, o IPG está na fase de “diversificar a oferta formativa” e de “contratar professores”. E conclui: “Ninguém vai querer andar para trás!”

O presidente do Instituto Politécnico da Guarda – IPG, Joaquim Brigas,afirma na sua mensagem do “Dia do IPG”, que hoje comemora 40 anos, que se pôs fim a 11 anos de estagnação da oferta de ensino do IPG, que desde 2009 não tinha qualquer nova licenciatura”.

Segundo Joaquim Brigas, “a hora é de crescer e de aumentar a produção científica e a interação com os tecidos económico, social e cultural!”.

Na sua mensagem dirigida a estudantes, docentes, funcionários e famílias dos alunos, o presidente do IPG lamenta que numa data tão importante para a instituição não seja possível, devido às restrições impostas pelas medidas de combate à pandemia da Covid-19, realizar uma cerimónia presencial.

Mas assegura que o Politécnico irá “celebrar este 40º aniversário ao longo de 2021, à medida que a melhoria da situação sanitária do país assim nos permita”.

Segundo o presidente do IPG serão realizadas, na primeira ocasião adequada, as cerimónias de homenagem aos funcionários e aos professores que se aposentaram no último ano e a da entrega dos Prémios IPG – Santander, um reconhecimento aos docentes que concluíram doutoramento em 2020, assim como aos melhores alunos da instituição.

 O dinheiro dos prémios será depositado nas respetivas contas.

O tema principal da mensagem de Joaquim Brigas é o crescimento do Instituto Politécnico da Guarda nos últimos anos.

“Neste ano de 2020 o IPG tornou-se num dos estabelecimentos do Ensino Superior do país com maior inovação educativa!”, afirma o presidente do IPG.

“A nova licenciatura em Biotecnologia Medicinal tornou-se na primeira oferta formativa nesta área na região Centro e a segunda a nível nacional” e “a licenciatura em Mecânica e Informática Industrial é pioneira em Portugal por juntar as áreas científicas da mecânica e da informática”.

Foi ainda aprovada a licenciatura em Desporto, Condição Física e Saúde.

Joaquim Brigas enumera ainda a abertura de cinco novos  CTeSP: Construção Civil e Obras Públicas; Manutenção Industrial Eletromecatrónica; Riscos e Proteção Civil; Treino Desportivo;e Manutenção e Reparação Automóvel.

O Instituto Politécnico da Guarda – IPG conta, neste ano letivo de 2020-2021, com um acréscimo de 51% dos estudantes de mestrado.

Depois de em 2019-2020 ter registado um notável acréscimo de alunos em todas as fases, a instituição conta nesta altura com um aumento de estudantes inscritos naslicenciaturas de 42% face a igual período do ano passado.

“Ao dobrar os seus 40 anos, o IPG entrou numa nova fase”, afirma o presidente do IPG. “A fase de contratar professores! A fase de aumentar o número de alunos! A fase de diversificar a oferta formativa! A fase de fazer crescer o número de projetos de investigação!”.

Conclui Joaquim Brigas: “Estou certo que, no IPG, ninguém vai querer andar para trás!”

No final da mensagem o presidente recorda que “o Instituto Politécnico da Guarda está a estabelecer redes de parcerias com empresas e organizações da região – e com centros de investigação de prestígio, nacionais e internacionais”.

Segundo ele, esse envolvimento com o tecido produtivo e com o tecido social da região é duplamente positivo: “Dá relevância e pertinência à investigação científica que está a ser feita no IPG”, afirma Joaquim Brigas.

“E reforça o IPG como motor de desenvolvimento regional!”

*Foto de capa: IPG

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: