13.4 C
Castelo Branco
Sábado, Outubro 16, 2021
No menu items!
InícioNacionalChá Camélia ou vinho Niepoort? Os dois, claro

Chá Camélia ou vinho Niepoort? Os dois, claro

A prenda perfeita, para ele ou para ela, é a que inclui uma garrafa de vinho do Porto da Niepoort  e um Pipa Chá. Tudo depende das ocasiões e dos gostos.

Nem todos os casamentos são feitos de metades iguais, pelo contrário.

Muitas vezes, a complementaridade é mais interessante do que a identidade, e este Natal, pode optar por uma prenda que representa a união perfeita.

O conjunto Pipa Chá + The Senior Tawny reúne numa só caixa o melhor de dois mundos: um vinho do Porto com as qualidades conhecidas da casa Niepoort, no Douro, e um chá da plantação Chá Camélia, no Fornelo (Vila do Conde), que estagiou nas pipas de vinho do Porto da Niepoort, onde absorveu os seus deliciosos aromas.

Este chá, um oolong biológico semi-oxidado com os aromas complexos de frutos secos e taninos delicados, bebeu da “alma” das velhas pipas de vinho do Porto da Casa Niepoort.

É um chá que nos introduz  a um novo mundo de aromas, ideal para desfrutar na quadra festiva que aí vem.

Conjunto caixas pipa chá

“Para este Natal, num ano tão particular como foi 2020, quisemos propor uma prenda que fosse um mimo, relaxante e calmante e com a qualidade que o Dirk e eu gostamos de imprimir à vida”, afirma Nina Gruntkowski, responsável pela plantação Chá Camélia, em conjunto com Dirk Niepoort.

A “gift box”, constituída por uma garrafa de vinho do Porto Niepoort e por uma Caixa de Pipa Chá, tem o preço aliciante de 36€.

Se optar por uma caixa de madeira de 75 g só de Pipa Chá, este fica-lhe em 21,90€.

Pode comprar na loja online da Chá Camélia, em www.chacamelia.com.

Sobre a produção de Chá Camélia:

De 2011 aos dias de hoje, muita foi a água que correu neste projecto do Chá Camélia.

Desde as primeiras 200 plantas, no jardim da casa do Porto de Nina Gruntkowski e de Dirk Niepoort, aos atuais 12 000 pés de chá, o objectivo inicial manteve-se inalterado: produzir um chá verde de alta qualidade.

Tendo consciência de que essa produção é muito complexa, o primeiro passo do casal foi procurar produtores de chá verde no Japão, que os pudessem ajudar na direcção a tomar.

Em 2012, o casal de produtores japoneses Morimoto, do Sul do Japão, visitou a plantação de chá Camélia e apaixonou-se pelo projecto.

Haruyo e Shigeru San têm mais de 40 anos de experiência no mundo do chá e ajudaram o casal com os seus conhecimentos no cultivo e produção de chá biológico.

Com alguma frequência, os Morimoto visitam a plantação de Chá Camélia e dão valiosos conselhos sobre o trabalho na plantação.

Os primeiros chás do projecto Camélia foram quatro “blends” de chá verde japonês, dos parceiros Morimoto, com ervas aromáticas e flores comestíveis portuguesas.

Mais tarde, foi desenvolvido o Pipachá, que une o melhor de dois mundos – o do chá ao do vinho.

Estagia nas pipas de vinho do Porto da Niepoort, para absorver os deliciosos aromas do vinho do Porto. 

Desde 2017, no Outono, são colhidas as flores das plantas de chá, que são desidratadas pela Florchá. 

Em 2019, o Chá Camélia celebrou a sua primeira colheita de folhas para a produção de chá – colheita 100% manual, como aliás, a maior parte do processo de transformação.

Todos os dias, o desafio é transformar quantidades maiores de folhas frescas em chá verde – um processo mágico e complexo.

O Chá Camélia desenvolve hoje uma seleção de chás de alta qualidade do mundo e tisanas portuguesas biológicas.

Aos restaurantes, proporciona um aconselhamento personalizado na elaboração de ementas de chá.

Deste modo, procura também aproximar o Oriente do Ocidente, promovendo um crescente interesse dos Europeus pelo fascinante mundo do chá.

Contactos:

Email: info@chacamelia.com

Localização da plantação: Rua das Escolas Novas 605, 4485-122 Fornelo 

www.chacamelia.com

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: