4.7 C
Castelo Branco
Sábado, Janeiro 23, 2021
No menu items!
Início Nacional LIVRE exige demissão do Ministro da Administração Interna

LIVRE exige demissão do Ministro da Administração Interna

O partido LIVRE exigiu ontem a demissão do Ministro da Administração Interna Eduardo Cabrita.

Em comunicado enviado à imprensa na quarta feira, dia 9 de Dezembro, o LIVRE já tinha exigido “uma profunda reformulação do SEF” na sequência da morte de um cidadão ucraniano, Ihor Homeniuk, às mãos do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras. 

O comunicado referia ainda que a demissão da directora do SEF “não bastava” e que o Governo Português tinha de “retirar as devidas conclusões políticas” da responsabilidade inequívoca do Estado na agressão, tortura e morte de um cidadão.

“O LIVRE assistiu estupefacto à conferência de imprensa de hoje, protagonizada pelo Ministro da Administração Interna.”, refere a nota. 

O Ministro referiu que o caso o abalou profundamente e anunciou a indemnização à família de Ihor por parte do Estado, algo que consideramos ser justo mas insuficiente para uma atuação satisfatória por parte do Estado português. 

No entanto, é inaceitável que, no contexto em causa, o Ministro tenha como prioridades “congratular-se” pela indignação geral em torno do caso, afirmar-se como um paladino dos direitos humanos e de centrar as suas declarações na sua própria posição política.  

O LIVRE entende que, perante todos os factos já apurados e não havendo confiança neste ministro para conduzir a profunda reformulação que é exigida no SEF, juntamente com as declarações proferidas hoje, o Ministro Eduardo Cabrita não tem condições para continuar no cargo.

*Foto: Miguel A. Lopes / Lusa

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: