12.5 C
Castelo Branco
Sexta-feira, Janeiro 22, 2021
No menu items!
Início Regional Idanha assinala hoje 5 anos de Cidade Criativa da Música da Unesco

Idanha assinala hoje 5 anos de Cidade Criativa da Música da Unesco

Idanha-a-Nova assinalou ontem, 11 de Dezembro, cinco anos como Cidade Criativa da Música, no âmbito da Rede de Cidades Criativas da UNESCO.

Esta classificação da UNESCO é de todos os que orgulhosamente fazem de Idanha-a-Nova um território de música, cultura e criatividade.

Foi em 2015 que Idanha-a-Nova se tornou a primeira Cidade Criativa da Música em Portugal. Também pela primeira vez, um território da ruralidade foi aceite nesta prestigiada rede da UNESCO, conquistando o seu lugar entre capitais e grandes cidades de todo o Mundo.

O património musical e a vivência que a música proporciona no concelho de Idanha-a-Nova foram os alicerces da candidatura a Cidade Criativa da Música.

Idanha-a-Nova tem uma identidade intimamente ligada à música: investiga profundamente as suas tradições; aposta em infraestruturas culturais; desenvolve o ensino da música e o fabrico e restauração de instrumentos musicais; acolhe um número raro e diversificado de grupos tradicionais e promove, ao longo do ano, uma quantidade impressionante de eventos ligados à música, desde a eletrónica mais moderna aos sons tradicionais, passando pelo registo erudito.

A notícia da revalidação do “selo” UNESCO chegou este ano, após avaliação de desempenho muito positiva.

É o resultado do trabalho eforte compromisso de Idanha-a-Nova para, através das indústrias criativas, promover o desenvolvimento social, económico e cultural sustentado do seu território.

A classificação da UNESCO tem sido fundamental para a afirmação de Idanha-a-Nova como destino de excelência no âmbito das indústrias criativas e parceiro de exceção na troca de experiências e conhecimentos com várias cidades nacionais e internacionais.

Abriu ainda um precedente extraordinário ao consagrar o reconhecimento do valor das capacidades de desempenho dos territórios de pequena dimensão/ baixa densidade a uma escala global.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: