9.3 C
Castelo Branco
Quarta-feira, Dezembro 8, 2021
No menu items!
InícioInternacionalSaara Ocidental não pode ser moeda de troca nas relações diplomáticas

Saara Ocidental não pode ser moeda de troca nas relações diplomáticas

Israel e Marrocos chegaram a um acordo de normalização de relações diplomáticas, apoiado pelos Estados Unidos da América.

O apoio dos EUA no reconhecimento da soberania de Marrocos sobre o Saara Ocidental foi fundamental para concretizar o acordo.

A normalização de relações diplomáticas não pode ser feita através de soluções que comprometam a autodeterminação dos povos, neste caso, do povo sarauí.

O povo sarauí luta há décadas pelo seu direito à autodeterminação, sob um contínuo clima de conflito, que teve desenvolvimentos preocupantes nos últimos tempos com o crescendo da  ameaça de agressão militar na região entre forças marroquinas e sarauís e o quebrar do cessar-fogo que durava há vários anos.

O LIVRE é solidário com o povo sarauí, defendendo uma solução resultante do voto popular através da realização de um prometido referendo sobre a autonomia do Saara Ocidental que nunca chegou a concretizar-se.

É crucial, para a estabilidade e paz na região, que o referendo se possa realizar como aliás defende a ONU.

E é fundamental que o Governo português, e de acordo com a proposta aprovada na Assembleia da República em 2018, promova uma ação consequente de política externa pela autodeterminação do povo sarauí.

O acordo agora realizado entre Israel e Marrocos, a troco do reconhecimento da soberania deste último sob o Saara Ocidental por parte dos EUA, é uma ameaça à estabilidade e resolução de conflitos que parecem não ter fim, tanto na região de Saara Ocidental como do Médio Oriente. 

O LIVRE considera inalienável o direito à autodeterminação do povo sarauí, e, enquanto subscritor dos princípios do Direito Internacional, manifesta a sua preocupação com o acordo realizado, pois este contribui para o adiamento de uma solução pacífica e duradoura na região do Saara Ocidental.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: