14.8 C
Castelo Branco
Terça-feira, Janeiro 26, 2021
No menu items!
Início Internacional Saara Ocidental não pode ser moeda de troca nas relações diplomáticas

Saara Ocidental não pode ser moeda de troca nas relações diplomáticas

Israel e Marrocos chegaram a um acordo de normalização de relações diplomáticas, apoiado pelos Estados Unidos da América.

O apoio dos EUA no reconhecimento da soberania de Marrocos sobre o Saara Ocidental foi fundamental para concretizar o acordo.

A normalização de relações diplomáticas não pode ser feita através de soluções que comprometam a autodeterminação dos povos, neste caso, do povo sarauí.

O povo sarauí luta há décadas pelo seu direito à autodeterminação, sob um contínuo clima de conflito, que teve desenvolvimentos preocupantes nos últimos tempos com o crescendo da  ameaça de agressão militar na região entre forças marroquinas e sarauís e o quebrar do cessar-fogo que durava há vários anos.

O LIVRE é solidário com o povo sarauí, defendendo uma solução resultante do voto popular através da realização de um prometido referendo sobre a autonomia do Saara Ocidental que nunca chegou a concretizar-se.

É crucial, para a estabilidade e paz na região, que o referendo se possa realizar como aliás defende a ONU.

E é fundamental que o Governo português, e de acordo com a proposta aprovada na Assembleia da República em 2018, promova uma ação consequente de política externa pela autodeterminação do povo sarauí.

O acordo agora realizado entre Israel e Marrocos, a troco do reconhecimento da soberania deste último sob o Saara Ocidental por parte dos EUA, é uma ameaça à estabilidade e resolução de conflitos que parecem não ter fim, tanto na região de Saara Ocidental como do Médio Oriente. 

O LIVRE considera inalienável o direito à autodeterminação do povo sarauí, e, enquanto subscritor dos princípios do Direito Internacional, manifesta a sua preocupação com o acordo realizado, pois este contribui para o adiamento de uma solução pacífica e duradoura na região do Saara Ocidental.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: