- Altri atinge classificação de B, ultrapassando a média para a região e para o setor
- Pontuação máxima nas iniciativas de redução de emissões
A Altri foi distinguida pelo CDP – Disclosure, Insight, Action, com rating B no seu programa Alterações Climáticas.
Esta avaliação coloca a Empresa na liderança do seu setorem matéria de combate às alterações climáticas, a nível internacional.
A Altri obteve um score geral de B, superior ao score C que constitui a média do setor de pasta e papel, e também o rating médio na Europa.
A edição de 2020 foi a primeira em que a Altri participou, obtendo uma classificação que a coloca entre as empresas melhor preparadas para responder aos riscos e oportunidades que as alterações climáticas colocam ao negócio.
Entre os parâmetros avaliados pelo CDP (Carbon Disclosure Project), a Altri atinge a pontuação máxima nas iniciativas de monitorização e redução de emissões classificando em B nas generalidade dos parâmetros avaliados.
“Estamos muito satisfeitos por assumirmos, no primeiro ano em que nos submetemos à avaliação do CDP um rating que coloca a Altri num lugar cimeiro em termos da estratégia de combate às alterações climáticas, acima do rating do seu setor a nível mundial e acima da média das empresas europeias.
A Altri é hoje uma referência mundial e constitui um benchmark internacional no seu setor de atividade em áreas como a eficiência da gestão da água, na energia ou no controlo de emissões. O nosso compromisso passa por, muito proximamente, atingir níveis de excelência nas diversas áreas, contribuindo ativamente para o combate às alterações climáticas”, afirmou José de Pina, CEO da Altri SGPS.
A Altri, que ocupa um lugar no top 10 de produtores de pasta mundiais, é líder na produção de energia elétrica a partir de biomassa em Portugal, tendo sido também o primeiro emitente português a realizar e a cotar a obrigações verdes na Euronext Lisboa.
O CDP é uma organização internacional sem fins lucrativos, apresentando-se como o maior e mais completo sistema global de divulgação de informação ambiental.
O CDP efetua uma avaliação independente não apenas dos planos, mas também da execução dos mesmos, tendo desenvolvido uma metodologia própria para o efeito.
Recorde-se que
A Altri é um produtor europeu de referência de pasta de eucalipto. Para além da produção de pasta, o Grupo está também presente no setor de energias renováveis de base florestal, nomeadamente a cogeração industrial através de licor negro e a biomassa. A estratégia florestal assenta no aproveitamento integral de todos os componentes disponibilizados pela floresta: pasta, licor negro e resíduos florestais.
Atualmente, a Altri gere cerca de 83,5 mil hectares de floresta em Portugal, integralmente certificada pelo Forest Stewardship Council® (FSC®)[1] e pelo Programme for the Endorsement of Forest CertificationTM (PEFCTM), dois dos mais reconhecidos mecanismos de certificação florestal a nível mundial.
A Altri detém três fábricas de pasta em Portugal, com uma capacidade instalada que em 2019, superou um milhão de toneladas/ano de pastas de eucalipto.