10 C
Castelo Branco
Segunda-feira, Novembro 29, 2021
No menu items!
InícioInternacionalApresentada Estratégia Transnacional de Luta contra a Erva-das-pampas

Apresentada Estratégia Transnacional de Luta contra a Erva-das-pampas

Foi apresentada publicamente no passado dia 27 de novembro, em Santander, Cantábria, com a participação do Governo da Cantábria e representantes do MITERD – Ministerio para la Transición Ecológica y Reto Demográfico (Espanha), da Comissão Europeia e das entidades participantes no projeto LIFE Stop Cortaderia, a Estratégia Transnacional de Luta contra a Erva-das-pampas.

A apresentação, realizada a partir do Ministério Regional do Desenvolvimento Rural, Pecuária, Pesca, Alimentação e Meio Ambiente do Governo da Cantábria em formato on-line, foi difundida em direto no canal do Youtube do projeto LIFE Stop Cortaderia.

A estratégia apresentada tem como principal objetivo facilitar a coordenação e a dinamização da luta contra a erva-das-pampas (Cortaderia selloana) no Arco Atlântico, bem como o fomento de ações que contenham a expansão desta planta exótica invasora, explicando de maneira simples como desenhar e empreender um plano de atuação a qualquer escala.

Na redação desta estratégia, coordenada pela SEO/BirdLife, participaram diferentes especialistas universitários, gestores públicos e privados, especializados no meio ambiente e em espécies invasoras, de Portugal, Espanha e França.

Juntos, definiram as prioridades de atuação, baseadas na aplicação do conceito de trabalhar de “fora para dentro”, ou seja, combater a espécie começando por eliminar indivíduos isolados até às grandes manchas.

O evento contou com a presença do responsável pelas políticas ambientais da Comissão Europeia, Spyridon Flevaris, que frisou a importância que os projetos LIFE têm na luta contra espécies invasoras, com mais de 300 projetos aprovados nesta linha de atuação, sendo o LIFE Stop Cortaderia “um projeto exemplar centrado no controlo da erva-das-pampas”.

Recorde-se que a Escola Superior Agrária do Politécnico de Coimbra (ESAC-IPC) participa ativamente neste projeto, juntamente com outro parceiro português, a Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia e as entidades espanholas Amica, Ampros, SERCA e SEO/BirdLife.

A Estratégia Transnacional de Luta contra a Cortaderia selloana está disponível para consulta e download gratuito em http://stopcortaderia.org/language/pt/estrategia-pt/.

O vídeo da apresentação pública pode ser visualizado em www.stopcortaderia.org/streaming.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: