14 C
Castelo Branco
Sábado, Outubro 16, 2021
No menu items!
InícioRegionalBorrego da Beira à sua mesa

Borrego da Beira à sua mesa

OVIGER e ESACB de mãos dadas na recuperação de borrego certificado

A OVIGER, único matadouro na Beira Baixa, com sede em Alcains e a ESACB, Escola Superior Agrária de Castelo Branco, recuperaram uma certificação antiga e raramente usada e muito escassa, para o Borrego da Beira IGP, possibilitando assim, ter à sua mesa, neste Natal, uma iguaria autêntica, mas deveras limitada.

Trata-se de um borrego resultante de um sistema de exploração extensivo das raças ovinas Churra do Campo, Churra Mondegueira e Merino da Beira Baixa.

Com peso vivo máximo de 12kg e carcaças até 6kg.

A Oviger comercializará, a partir de meados deste mês de dezembro, os primeiros borregos certificados como indicação geográfica protegida (IGP) “Borrego da Beira”, consentindo pedidos para o mail comercial@oviger.pt, até esgotar este lote restrito e único.

O preço de venda ao público, de cada “Borrego da Beira”, é de 75€, com IVA incluindo à taxa legal em vigor.

Estes primeiros borregos foram criados na Escola Superior Agrária de Castelo Branco, procedentes do seu efetivo ovino das raças Merino da Beira Baixa e Churra do Campo.

São elegidos fundamentalmente machos, optando por preservar as fêmeas para que logrem ser futuras reprodutoras no próprio efetivo ou em efetivos novos na região, colaborando assim para a preservação destas raças.

Este tipo de autenticação visa promover os borregos nascidos e criados nas Beiras, das raças autóctones atrás referenciadas, que apresentam risco de extinção, sendo um produto com atributos organoléticos muito diferenciados, e verdadeiramente apreciado na gastronomia regional e nacional.

Para o processo de valorização, promoção e conservação destas raças, contamos com o interesse e apoio inicial dos produtores pecuários das Beiras, as associações de produtores das raças abrangidas no processo de certificação, Escola Superior Agrária de Castelo Branco e Município do Fundão.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: