9.3 C
Castelo Branco
Quarta-feira, Dezembro 8, 2021
No menu items!
InícioRegionalSARS-C0V-2 /COVID - 19: Comunicado da Comissão Municipal da Proteção Civil da...

SARS-C0V-2 /COVID – 19: Comunicado da Comissão Municipal da Proteção Civil da Sertã

Vem, a Comissão Municipal de Proteção Civil da Sertã, após reunião semanal realizada em 16/12/2020, comunicar o seguinte:

Desde o início da Pandernia que existe unia estreita colaboração entre a Proteção Civil Municipal e a Autoridade de Saúde Pública do ACES-PIS, sendo esta a entidade responsável pelo apuramento e acompanhamento dos casos SARS-CoV-2/Covid-19 confirmados (vulgo, positivos), no Concelho da Sertã.

No dia 14 de Dezembro de 2020, no sítio da internet da Direção-Geral da Saúde (DGS), foi divulgada a lista de Concelhos com Risco Elevado de Incidência Cumulativa a 14 dias (Covid-19), na qual constava o Concelho da Sertã.

 No dia 15 de Dezembro, esta eventual situação foi amplamente divulgado pela Comunicação Social de âmbito nacional e regional, o que suscitou alguma perturbação desnecessária junto da população e comerciais locais.

Ainda na presente data, 16 de Dezembro de 2020, a informação continua por corrigir no sítio da internet da Direção-Geral da Saúde (DGS), designadamente no Mapa e elementos estatísticos associados.

 Tal situação é totalmente infundada e só podemos interpretar como tendo sido um lapso na introdução dos dados, para divulgação, por parte DGS.

O cálculo para o apuramento da Incidência Cumulativa a 14 dias corresponde ao quociente entre o número de novos casos confirmados nos 14 dias anteriores, ao momento de análise e a população residente estimada no concelho, a 31 de Dezembro de 2019.

Este cálculo é expresso em número de casos por 100 000 habitantes.

Para uma adequada interpretação dos números, informamos que para que o Concelho da Sertã fosse considerado como sendo de Risco Elevado, nos 14 dias anteriores teríamos de ter 35 ou mais casos confirmados.

E, 70 ou mais casos, para ser considerado de Risco Muito Elevado. Tais números de casos confirmados nunca foram atingidos no Concelho da Sertã.

Salientamos mais uma vez que, a Comissão Municipal de Proteção de Civil encontra-se atenta ao evoluir da situação e a Autoridade de Saúde Pública do ACES-PIS é a entidade primeira para a confirmação da veracidade dos dados divulgados.

Sertã, 17 de Dezembro de 2020

C

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: