13.3 C
Castelo Branco
Segunda-feira, Novembro 29, 2021
No menu items!
InícioRegionalCâmara de Idanha-a-Nova lança obra para os mais novos

Câmara de Idanha-a-Nova lança obra para os mais novos

“Cultivar, Colher, Comer”

A Câmara Municipal de Idanha-a-Nova acaba de editar “Cultivar, Colher, Comer”, uma publicação direcionada para crianças entre os 3 e os 5 anos.

O objetivo passa por, através de jogos e atividades, familiarizar as crianças com o património material e imaterial do concelho de Idanha-a-Nova, dando destaque aos produtos endógenos, ao receituário tradicional e fazendo sempre a ponte com os espaços que integram a rede museológica municipal.

A edição assume-se como uma ferramenta que permite ao público uma abordagem autónoma à cultura e gastronomia da região, adequando-se às circunstâncias que vivemos.

Os conteúdos partem da premissa de que o lúdico é e pode ser uma fonte de aprendizagem.

Com efeito, brincar estimula a interação social, cultiva a aquisição de competências ao nível da inteligência emocional e promove o desenvolvimento físico e cognitivo.

As aprendizagens beneficiam, assim, de divertidos jogos à volta do azeite, da melancia, do pão, dos bolos tradicionais, do tomate, do mel, entre outros produtos ligados à dimensão museológica e à memória viva da região.

A publicação está a ser distribuída gratuitamente pelas crianças do pré-escolar do concelho de Idanha-a-Nova, a primeira Bio-Região de Portugal.

Carla Ribeiro da Silva e Tânia Andrade foram as autoras e coordenadorasdeste projeto, com design e ilustrações da Buumm Design.

A publicação foi desenvolvida no âmbito do projeto Beira Baixa Cultural, promovido pela Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa e cofinanciado pelo Centro 2020, Portugal 2020 e Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional da União Europeia.

“Cultivar, Colher, Comer”é a terceira obra infantil que a Câmara Municipal de Idanha-a-Nova publica em 2020, desta vez destinada aos alunos do pré-escolar. “À Mesa com a Natureza” e “A Arte de Cultivar”, também editadas este ano, promovem igualmente uma alimentação e uma agricultura sustentáveis.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: