5.4 C
Castelo Branco
Domingo, Dezembro 5, 2021
No menu items!
InícioRegionalO charme das tradições exibido de forma natalícia no centro da vila

O charme das tradições exibido de forma natalícia no centro da vila

Oleiros

A Casa da Cultura de Oleiros, através da sua iniciativa N´Atelier, trouxe o charme do Natal à Praça da República, em pleno centro da vila.

Numa quadra que este ano se vive de modo diferente, o município tenta dar algum ânimo e alegria ao dia-a-dia da população, ao mesmo tempo que fomenta as tradições.

Até ao Dia de Reis, as trinta e cinco portas e janelas daquele largo vão estar ornamentadas com a frescura da rama de pinheiro nórdico e exibir apelativas produções natalícias artesanais.

As ornamentações utilizadas resultam de materiais e técnicas tradicionais (como bolas de chita, grinaldas, estrelas de vime, laços ou trapilhos) empregues nos vários Ateliês de Natal que desde o dia 16 de novembro – respeitando as recomendações da DGS – se realizaram naquela infraestrutura municipal.

Casa da Cultura de Oleiros

Toda a produção e ornamentação, teve o contributo de um grupo de voluntários, entre funcionários de vários setores do município e participantes dos ateliês natalícios, os quais disponibilizaram algum do seu tempo e dedicação a esta iniciativa.

O Município de Oleiros reconhece particularmente o empenho das participantes – Amélia Silva, Céu Alves Graça Costa, Lídia Garcia Guerra, Lisete Alves, Lucinda Mendes, Lurdes Mateus, Maria Celeste Lopes, Maria Conceição Barata, Maria Odete, Susana Paulo e Teresa Caldeira Reis -, o que veio revelar o dinamismo e a mais-valia que estas iniciativas podem trazer à comunidade. Realça-se também a boa-vontade demonstrada pelos proprietários dos imóveis em causa.

Recorde-se que a ação resultou do sucesso do primeiro ciclo de seis ateliês promovidos pela Casa da Cultura de Oleiros, denominado de Ateliê das Tradições.

Estes ocorreram no verão (respeitando as recomendações da DGS) e culminaram na interessante mostra que atualmente se exibe no Auditório daquele equipamento cultural.

A adesão foi grande, tendo contado com um total de 21 participantes que se evocam e distinguem na referida exposição.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: