17.8 C
Castelo Branco
Quarta-feira, Janeiro 27, 2021
No menu items!
Início Nacional Açorianos criam programa para controlar afluência aos lugares turísticos

Açorianos criam programa para controlar afluência aos lugares turísticos

Dois açorianos de 29 anos criaram um sistema, o InVisit, que visa transmitir em tempo real a afluência num local turístico, de modo a evitar sobrelotação e a assegurar a sustentabilidade do destino.

“Este sistema é inovador porque conseguimos perceber quantas pessoas estão no local. Assim, antes de o turista lá ir, poderá obter ‘online’ a informação para tomar a decisão, tal como as entidades, que ficam com uma ferramenta essencial para gerirem o espaço”, explicou Luís Pimentel, que criou o sistema com Gonçalo Andrade, em declarações à agência Lusa.

O empresário salientou a importância de “redistribuir” os visitantes por diferentes pontos de um destino turístico, de forma a garantir a sustentabilidade dos espaços.

Na ilha de São Miguel, por exemplo, foram identificadas algumas queixas devido à sobrelotação de alguns locais, na sequência do aumento do turismo nos últimos anos, antes da pandemia da covid-19.

“Quem vem aos Açores pensa num cenário idílico e de paz. Se chega a um local e está repleto de gente, a experiência é prejudicada. É isso que pretendemos evitar”, disse Luís Pimentel.

O controlo da afluência a um local “faz ainda mais sentido numa altura de pandemia”, onde é necessário manter o distanciamento social.

O sistema InVisit baseia-se num recetor que é colocado no local e que permite “rastrear a ocupação” em tempo real, utilizando inteligência artificial para criar “relatórios sobre a previsão da afluência ao local” nas horas seguintes.

O sistema, que está em fase de protótipo, é destinado tanto aos gestores do espaço, como aos visitantes e aos guias turísticos, e funciona por um código de cores.

“É transmitido um código de cores para calcular o estado do local: o verde significará que está bom, com o laranja estará com afluência média e se estiver vermelho é melhor não irmos lá”, afirmou, por sua vez, Gonçalo Andrade.

O sistema terá um mapa que poderá ser integrável em diferentes páginas da Internet e uma aplicação para ‘smartphone’.

O InVisit venceu o concurso regional de empreendedorismo dos Açores, premio atribuído pela Sociedade para o Desenvolvimento Empresarial dos Açores (SDEA).

*LUSA

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: