18.8 C
Castelo Branco
Sexta-feira, Outubro 15, 2021
No menu items!
InícioInternacionalEquipas da UBI apresentam Melhores Casos Práticos em Congresso Internacional

Equipas da UBI apresentam Melhores Casos Práticos em Congresso Internacional

O evento teve organização da Associação Internacional de Marketing Público e Não Lucrativo

As comunicações “Inclusão Digital nas Favelas do Brasil: um Case sobre a Parceria entre Alô Social e a Central Única das Favelas” e “SPEAK no combate ao isolamento imposto pela COVID-19” foram consideradas os Melhores Casos Práticos das Sessões 6 e 10, respetivamente, do XII International Congress on Teaching Cases Related to Public and Nonprofit Marketing, realizado no passado dia 18 de dezembro, a partir da Escola Superior de Ciências Empresariais do Instituto Politécnico de Setúbal, em formato online.

“SPEAK no combate ao isolamento imposto pela COVID-19”, da autoria de Sofia Lopes, estudante do 2.º Ciclo/Mestrado em Marketing da Universidade da Beira Interior (UBI) e com a tutoria de Arminda do Paço e Paulo Duarte, docentes e investigadores do Departamento de Gestão e Economia da UBI, incide sobre a organização não lucrativa SHARE YOUR WORLD, fundada em 2017 por Hugo Menino Aguiar, em Leiria.

A organização desenvolveu uma iniciativa que tem como objetivo combater as barreiras de inclusão social que os “não locais” sentem ao chegar a uma nova cidade, sendo estas a dificuldade de criação de uma rede de contactos com locais e a língua.

Esta iniciativa, designada de SPEAK, viu-se “obrigada”, devido à pandemia causada pela COVID-19, a adaptar a sua metodologia de trabalho, passando a acontecer online.

Deste modo, o SPEAK pôde continuar a apoiar os membros da sua comunidade, não interrompendo o seu processo de integração, e ainda foi possível combater a solidão que muitos cidadãos experienciaram no período de quarentena, ao poderem estar presentes em eventos e sessões de línguas em plataformas online.

Já a comunicação “Inclusão Digital nas Favelas do Brasil: um Case sobre a Parceria entre Alô Social e a Central Única das Favelas”, da autoria dos estudantes da UBI Ana Samara da Silva (2.º Ciclo/Mestrado em Empreendedorismo e Inovação Social), Bibiana Klein (2.º Ciclo/Mestrado em Marketing) e Cézar Bartolomeu Melo de Albuquerque Júnior (2.º Ciclo/Mestrado em Marketing), sob a tutoria de Arminda do Paço, tem como objetivo analisar a parceria entre a empresa Alô Social e a organização não-lucrativa Central Única das Favelas (Cufa) na campanha intitulada “Mães da Favela On”.

As entidades uniram-se em prol da inclusão digital das favelas do Brasil, realizando a distribuição de chips de telefonia móvel para famílias carentes de comunidades pobres.

A ação foi realizada durante um dos períodos de maior dificuldade na história do país e do mundo, a pandemia de COVID-19, o que salienta o grande abismo que ainda existe na sociedade em termos de inclusão digital, principalmente nos países em desenvolvimento.

O estudo mostra que a parceria entre as entidades tem alcançado resultados importantes para o desenvolvimento educacional de mães e filhos, que se encontram em vulnerabilidade social nas favelas de todo o Brasil.

O XII International Congress on Teaching Cases Related to Public and Nonprofit Marketing foi promovido pela Associação Internacional de Marketing Público e Não Lucrativo/International Association on Public and Nonprofit Marketing (AIMPN/IAPNM) em colaboração com a Escola Superior de Ciências Empresariais do Instituto Politécnico de Setúbal e foi subordinado ao tema “Innovative driving marketing for a better world. The emergence of social proposals in pandemic times”.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: