8 C
Castelo Branco
Sábado, Janeiro 23, 2021
No menu items!
Início Internacional Equipas da UBI apresentam Melhores Casos Práticos em Congresso Internacional

Equipas da UBI apresentam Melhores Casos Práticos em Congresso Internacional

O evento teve organização da Associação Internacional de Marketing Público e Não Lucrativo

As comunicações “Inclusão Digital nas Favelas do Brasil: um Case sobre a Parceria entre Alô Social e a Central Única das Favelas” e “SPEAK no combate ao isolamento imposto pela COVID-19” foram consideradas os Melhores Casos Práticos das Sessões 6 e 10, respetivamente, do XII International Congress on Teaching Cases Related to Public and Nonprofit Marketing, realizado no passado dia 18 de dezembro, a partir da Escola Superior de Ciências Empresariais do Instituto Politécnico de Setúbal, em formato online.

“SPEAK no combate ao isolamento imposto pela COVID-19”, da autoria de Sofia Lopes, estudante do 2.º Ciclo/Mestrado em Marketing da Universidade da Beira Interior (UBI) e com a tutoria de Arminda do Paço e Paulo Duarte, docentes e investigadores do Departamento de Gestão e Economia da UBI, incide sobre a organização não lucrativa SHARE YOUR WORLD, fundada em 2017 por Hugo Menino Aguiar, em Leiria.

A organização desenvolveu uma iniciativa que tem como objetivo combater as barreiras de inclusão social que os “não locais” sentem ao chegar a uma nova cidade, sendo estas a dificuldade de criação de uma rede de contactos com locais e a língua.

Esta iniciativa, designada de SPEAK, viu-se “obrigada”, devido à pandemia causada pela COVID-19, a adaptar a sua metodologia de trabalho, passando a acontecer online.

Deste modo, o SPEAK pôde continuar a apoiar os membros da sua comunidade, não interrompendo o seu processo de integração, e ainda foi possível combater a solidão que muitos cidadãos experienciaram no período de quarentena, ao poderem estar presentes em eventos e sessões de línguas em plataformas online.

Já a comunicação “Inclusão Digital nas Favelas do Brasil: um Case sobre a Parceria entre Alô Social e a Central Única das Favelas”, da autoria dos estudantes da UBI Ana Samara da Silva (2.º Ciclo/Mestrado em Empreendedorismo e Inovação Social), Bibiana Klein (2.º Ciclo/Mestrado em Marketing) e Cézar Bartolomeu Melo de Albuquerque Júnior (2.º Ciclo/Mestrado em Marketing), sob a tutoria de Arminda do Paço, tem como objetivo analisar a parceria entre a empresa Alô Social e a organização não-lucrativa Central Única das Favelas (Cufa) na campanha intitulada “Mães da Favela On”.

As entidades uniram-se em prol da inclusão digital das favelas do Brasil, realizando a distribuição de chips de telefonia móvel para famílias carentes de comunidades pobres.

A ação foi realizada durante um dos períodos de maior dificuldade na história do país e do mundo, a pandemia de COVID-19, o que salienta o grande abismo que ainda existe na sociedade em termos de inclusão digital, principalmente nos países em desenvolvimento.

O estudo mostra que a parceria entre as entidades tem alcançado resultados importantes para o desenvolvimento educacional de mães e filhos, que se encontram em vulnerabilidade social nas favelas de todo o Brasil.

O XII International Congress on Teaching Cases Related to Public and Nonprofit Marketing foi promovido pela Associação Internacional de Marketing Público e Não Lucrativo/International Association on Public and Nonprofit Marketing (AIMPN/IAPNM) em colaboração com a Escola Superior de Ciências Empresariais do Instituto Politécnico de Setúbal e foi subordinado ao tema “Innovative driving marketing for a better world. The emergence of social proposals in pandemic times”.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: